Questões de Pedagogia de Freinet (Pedagogia)

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Como campo de estudos e de práticas que se dedica à educação das crianças, considerando suas especificidades, seus direitos e suas potencialidades, a pedagogia da infância tem como um de seus precursores Celéstien Freinet, pedagogo francês que:

  • A criou um método baseado na observação científica das crianças e na adaptação do ambiente às suas necessidades
  • B produziu brinquedos e jogos que visavam a desenvolver as habilidades físicas, cognitivas, afetivas e sociais das crianças
  • C fundou o jardim de infância, pois considerava a criança como uma planta em formação, que precisa de cuidados e estímulos para crescer saudavelmente
  • D utilizou técnicas como a imprensa escolar, o jornal mural, a correspondência escolar, o livro da vida, entre outras, para estimular a expressão oral e escrita das crianças

A tendência progressista libertária teve como fundamento principal realizar modificações institucionais, acreditando que a partir dos níveis menores (subalternos), irão modificando "contaminando" todo o sistema, sem definir modelos a priori e negando-se a respeitar qualquer forma autoridade ou poder. Essa tendência defende, apoia e estimula a participação em grupos e movimentos sociais: sindicatos, grupos de mães, comunitários, associações de moradores etc.., para além dos muros escolares e, ao mesmo tempo, trazendo para dentro dela essa realidade pulsante da sociedade. A necessidade premente era concretizar a democracia, recém-criada, através de eleições para conselhos, direção da escola, grêmios estudantis e outras formas de gestão participativa. No Brasil, os educadores chamados de libertários têm inspiração no pensamento de (X) . Buscam a aplicação concreta de suas técnicas, na qual os próprios alunos organizavam seu trabalho escolar. A metodologia vivenciada é a própria autogestão, tornando o interesse pedagógico intrínseco às necessidades e interesses do grupo.
Fonte: Fundamentos sócio-filosóficos da educação/ Cecília Telma Alves Pontes de Queiroz, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007.

Marque a alternativa que substitua CORRETAMENTE o (X) do texto.

  • A Celestin Freinet
  • B Jean Piaget
  • C Paulo Freire
  • D Lev Vygotsky

Assinale a alternativa que indica corretamente o autor que, ao estudar os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, construiu o conceito de Zona de Desenvolvimento Iminente, que em algumas traduções aparece como Zona de Desenvolvimento Proximal.

  • A Piaget
  • B Freinet
  • C Skinner
  • D Vigotski
  • E Montessori

Qual é a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança, de acordo com o pensamento de Freinet?

  • A Ela auxilia a criança a aprender a falar e a ler corretamente.
  • B Ela ajuda a criança a aprender a se vestir e a se comportar de maneira adequada.
  • C Ela ensina a criança a desenvolver habilidades matemáticas e científicas.
  • D Ela permite à criança expressar-se através do movimento e desenvolver a consciência do próprio corpo e do mundo ao seu redor.

É por isso que não deixaremos de lutar ao mesmo tempo no plano das ideias, dos princípios, do espírito da educação. Não importa que não saibam nosso nome, que plagiem nossos escritos [...]. O principal é que mantenhamos intacto o sentido do nosso trabalho, que preservemos na nossa pedagogia os seus valores essenciais de livre expressão, liberdade das crianças e preparação lógica e humana para o papel eminente do homem na sociedade de amanhã. (...)
(FREINET, C. Os invariantes pedagógicos Tradução: Rut Joffily. Paris: François Maspéro, 1969a.)

Marque o que não se comprova sobre o trabalho de Freinet.

  • A Ele foi e é um grande pensador e inspirador de uma docência comprometida com uma educação humanizadora, sólida e centrada na criança, na cooperação e no trabalho, motor da vida.
  • B A história de Freinet começou em 1920, espalhando-se por inúmeros países em todos os continentes.
  • C Para Freinet (1962), o plano individual de trabalho, entre inúmeras ferramentas e técnicas presentes em suas aulas, tinha como objetivo o desenvolvimento da auto-organização e, em consequência, da autonomia do aluno, a possibilidade de um trabalho individualizado que respeitasse a singularidade de cada criança em uma proposta de trabalho educativo, coletivo e vital.
  • D Nos estudos das ´pesquisas de Freinet, existem informações de que ele se aventurou para além das condições materiais e simbólicas da primeira metade do século XVIII, em prol da educação de qualidade.
  • E Ele defendia a seguinte ideia: "Podemos dizer que já "não estamos sós" no ideário da escola popular".