Questões de Papéis Sociais e Relações de Gênero (Psicologia)

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Butler (2003, mencionada em Uziel, Nunes & Brandão, 2023) postula que gênero deve ser pensado dentro do que ela chama de “matriz de inteligibilidade”. Tal matriz é constituída pelos termos:

  • A carga genética, desenvolvimento psíquico, adequação social.
  • B nível biológico, nível psicológico, nível social.
  • C gênero, sexo e desejo sexual/práticas sexuais.
  • D emocionalidade, racionalidade, normatividade.
  • E corpo, identidade de gênero, performatividade.

Em determinado centro de acolhimento, um adolescente questionou elementos de identidade e expressão de gênero, mas familiares manifestaram insegurança quanto a abordar tais questões em sessões terapêuticas. A equipe propôs atividades de diálogo e oficinas que explorassem vivências e possibilidades de expressão. Nesse cenário, qual ação sinaliza uma prática coerente com o respeito aos valores pessoais e à construção de autonomia?

  • A Solicitar relatórios diários sobre sua rotina, avaliando padrões para definir o modelo ideal de conduta.
  • B Impor padrões comportamentais baseados estritamente nas normas familiares, sem considerar a identidade individual.
  • C Conduzir intervenções que ampliem a auto exploração, incluindo debates sobre diferentes perspectivas de gênero e criando espaço de escuta ativa.
  • D Evitar qualquer abordagem temática, postergando indefinidamente reflexões sobre identidade na adolescência.

A desigualdade e a hierarquização entre gêneros podem se manifestar sob diversas formas, sobretudo, através de violência. A pessoa cuja identidade de gênero não corresponde a uma matriz heteronormativa está sujeita a sofrer todo tipo de exclusão, podendo culminar em seu extermínio.
Para pensar as questões de gênero, vale citar as contribuições de Judith Butler que, em seu conhecido livro Problemas de Gênero, apresenta a ideia central de que

  • A a aparência de que o sexo tem caráter natural provém do caráter performativo de gênero.
  • B o sexo é reprimido pelo poder e deve ser vivido em sua essência e potencialidade.
  • C a interdição do incesto é condição para realizar a passagem do estado de natureza para a cultura.
  • D o amor materno foi um mito historicamente criado na antiguidade para controlar o sexo feminino.
  • E a dicotomia entre sexo e gênero é algo intransponível, de modo que cabe à teoria social abordar somente a segunda.

As referências técnicas para atuação de psicólogos, no que tange às relações raciais, destacam que há duas outras modalidades políticas que, mesmo descontínuas sob o ponto de vista das políticas públicas, atuam de forma conjunta, sistêmica e estruturante como racismo; assinale-as

  • A Facilidades concedidas a homens e mulheres, tais como ascensão no interior de organizações, aos cargos de gestores, promovendo o estreitamento de laços entre profissionais de hierarquias diferentes e entre usuários.
  • B Sexismo e classismo, quando barreiras são impostas ou facilidades são concedidas a homens, mulheres, transexuais, bissexuais e lésbicas (entre outros), negros, brancos e indígenas de diferentes condições econômicas.
  • C Processos de desigualdade política com base na raça/cor que ocorrem entre os sujeitos em interação como, por exemplo, nas relações que acontecem no interior das organizações, envolvendo gestores e profissionais, profissionais e usuários.
  • D Sexismo e classismo, quando facilidades são concedias a homens e mulheres em relações que acontecem no interior das organizações, envolvendo gestores e profissionais, em detrimento de transexuais, bissexuais e lésbicas(entre outros), negros e indígenas para promover igualdade de condições econômicas.

A violência contra as pessoas LGBTQIA+ pode ser considerada um sintoma de adoecimento social.

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