Questões de Orientação Profissional (Psicologia)

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A vertente que mais frequentemente tem servido de base para os testes de orientação profissional é a psicologia

  • A psicanalista.
  • B humanista.
  • C diferencial.
  • D sócio-histórica.
  • E genética.

Embora ainda utilizados, os testes vocacionais são criticados por parte significativa dos profissionais que atuam na orientação profissional porque

  • A é muito difícil sua aplicação em escolas, em função do número de alunos e de sua diversidade.
  • B é muito fácil o acesso dos estudantes aos testes, sendo possível realizá-los na própria internet.
  • C adotam uma concepção estática de indivíduo, razão pela qual suas características podem ser medidas.
  • D empregam embasamento teórico metodológico incompatível com as noções de validade e fidedignidade.
  • E são instrumentos válidos para medir a inteligência e a personalidade, mas não as aptidões e interesses.
No processo de orientação profissional duas questões se apresentam para o psicólogo: o conhecimento e a adaptação ao trabalho, variáveis que demandam uma análise do trabalho. Na abordagem orientada à pessoa ela deve ser esclarecida no sentido do que precisa para desempenhar a função. Se ela é capaz de realizar a função e se ela tem potencial para tal. Em se tratando da função policial, a necessidade de mediar uma disputa entre duas pessoas para evitar incidentes violentos, vai requerer características pessoais desse policial, sendo que na situação colocada, a mais adequada, será
  • A conhecimento.
  • B determinação.
  • C previsão.
  • D interesse.
  • E aptidão.

Analise a seguinte conceituação:

“Tem por objetivo facilitar o momento da escolha ao jovem, auxiliando-o a compreender sua situação específica de vida, na qual estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais. É a partir dessa compreensão que ele terá mais condições de definir qual a melhor escolha – a escolha possível – no seu projeto de vida”.

O conceito refere-se à atividade de:

  • A Reorientação profissional, fundamentada na Psicodinâmica.
  • B Reorientação de Carreira, fundamentada na Psicologia do Projeto.
  • C Orientação Profissional, fundamentada na Psicanálise.
  • D Orientação profissional, fundamentada na Psicologia do Projeto.
  • E Orientação de Carreira, fundamentada na Análise Experimental do Comportamento.

Relacione a Coluna 1 com a Coluna 2 sobre teorias e modelos em Orientação Profissional:

Coluna 1

1. Modelo de traço e fator (Parsons).
2. Modelo desenvolvimentista (Super).
3. Paradigma da construção da vida.

Coluna 2

( ) Concebe o desenvolvimento da carreira como um processo contínuo, e a avaliação deve sistematicamente procurar a sua utilidade e eficácia em qualquer momento do ciclo de vida.

( ) O trabalho do orientador consiste em analisar as capacidades do indivíduo, comparando-as às exigidas pela profissão, e em ajudá-lo a escolher aquela mais adequada às suas capacidades.

( ) Centra-se nas “expressões longitudinais” do comportamento e dirigem as suas concepções para a compreensão do desenvolvimento e das mudanças que o comportamento na carreira vai tendo ao longo do tempo.

( ) Focalizado no estudo da importância relativa que o trabalho tem na vida de cada um, considerando o conjunto de variáveis (elementos de ordem psicológica, socioeconômica e cultural) que afetam e interagem com o desenvolvimento.

( ) Trata-se de um modelo clássico que, no decorrer do processo de aconselhamento, tem como objetivo permitir que o indivíduo tenha sucesso e satisfação profissionais.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A 1 – 1 – 2 – 3 – 2
  • B 1 – 2 – 2 – 3 – 3
  • C 2 – 1 – 2 – 3 – 1
  • D 2 – 3 – 3 – 1 – 1
  • E 3 – 1 – 1 – 3 – 2