Questões de O Fazer Filosófico (Filosofia)

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A Filosofia é, pois, o sistema de todo o conhecimento filosófico [...]. Até então não é possível aprender qualquer filosofia; pois onde esta se encontra, quem a possui e segundo quais características se pode reconhecê-la? Só é possível aprender a filosofar, ou seja, exercitar o talento da razão, fazendo-a seguir os seus princípios universais em certas tentativas filosóficas já existentes [...].

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores). p. 407-408.

A partir do excerto acima é correto afirmar que

  • A a filosofia deve ser ensinada como um corpo fixo de conhecimentos prontos, pois trata de verdades eternas da razão.
  • B a filosofia é uma ciência empírica voltada à observação do mundo natural, como qualquer outra ciência experimental.
  • C o verdadeiro aprendizado em filosofia consiste em exercitar a razão de forma autônoma e reflexiva, buscando compreender os fins últimos da existência.
  • D a filosofia é apenas um conjunto de doutrinas elaboradas por pensadores ao longo do tempo, e não tem relação com o presente.
  • E aprender a filosofar é impossível, já que a razão humana está condicionada pelas experiências sensoriais e não pode atingir princípios universais.

No campo da filosofia, os conceitos de condição necessária e condição suficiente são utilizados para descrever relações lógicas entre proposições, enquanto os conceitos de bens instrumentais e bens finais dizem respeito à hierarquia de valores na ética. Uma condição _____________ é algo indispensável para que um evento ocorra ou uma proposição seja verdadeira. No entanto, sua presença, isoladamente, não assegura a realização ou veracidade. Uma condição _____________ é algo que, quando presente, assegura plenamente a ocorrência de um evento ou a veracidade de uma proposição, sem depender de outras condições adicionais. Um bem _____________ é desejado ou valorizado porque serve como meio para alcançar outro bem. Um bem _____________ é desejado ou valorizado por si mesmo, sendo o objetivo último das ações humanas.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A suficiente – necessária – final – instrumental
  • B necessária – suficiente – final – instrumental
  • C suficiente – necessária – instrumental – final
  • D necessária – suficiente – instrumental – final
  • E instrumental – final – suficiente – necessário

Considere o seguinte caso: João olha para um relógio na parede que marca exatamente meio-dia. Ele acredita que é meio-dia com base nisso. No entanto, o relógio está parado, e a coincidência entre o horário mostrado e o horário correto compromete a justificativa. Sobre esse caso e o conceito de conhecimento como crença verdadeira justificada, analise as assertivas a seguir:

I. O caso apresentado mostra uma crença verdadeira e justificada que não pode ser considerada conhecimento, pois depende de uma circunstância aleatória que compromete a justificativa.

II. A definição tradicional de conhecimento como crença verdadeira justificada é insuficiente para lidar com casos em que a justificativa é comprometida por coincidências.

III. Para que uma crença possa ser considerada conhecimento, é necessário, além de uma justificação, que exista uma ligação confiável entre a crença e a verdade, o que não ocorre no caso apresentado.

IV. Mesmo que João esteja correto sobre o horário, a justificativa apresentada não é suficientemente robusta para caracterizar conhecimento, pois não envolve um processo confiável de avaliação ou verificação por parte do sujeito.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I, II e III.
  • B Apenas I, II e IV.
  • C Apenas I, III e IV.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III e IV.

A Filosofia pode ser entendida de diferentes maneiras, dependendo da tradição ou abordagem adotada. Algumas perspectivas enfatizam seu caráter prático, enquanto outras destacam sua dimensão teórica. Com base nessas diferentes acepções, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada afirmativa apresentada à acepção correspondente de Filosofia.

Coluna 1
1. Questionar o que é dado como certo é o primeiro passo para compreender profundamente. 2. A reflexão sobre a própria vida é indispensável para a construção de uma existência significativa. 3. A filosofia é o estudo sistemático dos fundamentos últimos do ser e do saber, orientado pela razão. 4. Examinar as limitações do que se pode conhecer é tão necessário quanto explorar novas verdades. 5. A filosofia não elabora teorias, mas busca a clarificação e o aprofundamento de problemas.

Coluna 2
( ) Filosofia como prática ética e sabedoria de vida, promovendo reflexões sobre como viver melhor. ( ) Filosofia como ciência dos primeiros princípios da realidade e do conhecimento. ( ) Filosofia como exercício de problematização crítica, levantando questões sobre pressupostos básicos. ( ) Filosofia como análise crítica, focada em esclarecer conceitos e reformular questões fundamentais. ( ) Filosofia como estudo dos limites e possibilidades do conhecimento humano.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 2 – 3 – 5 – 4.
  • B 2 – 3 – 1 – 5 – 4.
  • C 2 – 1 – 4 – 3 – 5.
  • D 1 – 3 – 2 – 4 – 5.
  • E 5 – 3 – 1 – 4 – 2.

Analise os trechos a seguir, que apresentam reflexões sobre a relação entre pensamento empírico e pensamento filosófico:

A experiência sensorial é a base do conhecimento, mas apenas a filosofia pode transformar a percepção em compreensão universal.
O pensamento empírico observa e experimenta, enquanto o filosófico busca compreender as condições que tornam o conhecimento possível.
O empírico e o filosófico não são excludentes; o primeiro testa o real, e o segundo estrutura as teorias que nos ajudam a interpretá-lo.


Com base nos trechos apresentados, assinale a alternativa que melhor sintetiza a relação entre pensamento empírico e filosófico.

  • A O pensamento empírico fornece dados sensoriais fundamentais, mas o pensamento filosófico não contribui para a interpretação desses dados.
  • B O pensamento empírico e o filosófico atuam de forma independente, pois o empírico lida com fatos observáveis e o filosófico com conceitos abstratos, sem sobreposição.
  • C O pensamento empírico fornece a base da experiência sensorial, enquanto o filosófico interpreta e investiga os fundamentos e condições do conhecimento.
  • D O pensamento empírico testa o mundo sensível, enquanto o pensamento filosófico nega sua relevância, concentrando-se apenas em questões universais e metafísicas.
  • E O pensamento empírico observa e experimenta a realidade, enquanto o pensamento filosófico limita-se a especulações sem vínculo com a experiência sensorial.