Questões de Normas de Auditoria (Auditoria)

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O auditor deve modificar sua opinião se

  • A concluir que as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
  • B concluir, com base em evidência de auditoria obtida, que as demonstrações contábeis tomadas em conjunto não apresentam distorções relevantes.
  • C em circunstâncias extremamente raras, o auditor concluir que essas demonstrações contábeis são fidedignas.
  • D identificar fraude em demonstrações contábeis de entidades que não foram objeto de auditoria.
  • E não conseguir obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir que as demonstrações contábeis tomadas em conjunto não apresentam distorções relevantes.

Em amostragem de auditoria segundo a NBC TA 530, um auditor pretende aumentar o nível de segurança do trabalho em relação a um conjunto de faturas, reduzindo a distorção tolerável, elevando a expectativa de distorções e reconhecendo alta variabilidade monetária.

Nessa situação hipotética, a consequência mais provável para o tamanho da amostra será

  • A redução do tamanho da amostra quando houver estratificação, independentemente de variabilidade e de expectativa de distorções.
  • B redução do tamanho da amostra, pois maiores expectativas de distorções tornam mais focada a seleção.
  • C aumento do tamanho da amostra apenas se a seleção for estatística, pois, em seleção não estatística, o tamanho da amostra independe de tais parâmetros.
  • D aumento do tamanho da amostra, pois menor distorção tolerável, maior expectativa de distorções e maior variabilidade demandam a testagem de mais itens.
  • E manutenção do tamanho da amostra, pois a redução da distorção tolerável é compensada por uma maior variabilidade monetária.

Assinale a opção correta no que se refere ao procedimento contábil aplicável à apresentação e à elaboração de demonstrações contábeis consolidadas, de acordo com o pronunciamento técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) que trata do tema.

  • A Os fluxos de caixa da controladora e de suas controladas não estão sujeitos à consolidação, que deve restringir-se à combinação de itens similares de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas.
  • B As participações de não controladores devem compor o passivo do balanço patrimonial consolidado.
  • C Diferenças entre a data das demonstrações contábeis da controlada e a data das demonstrações consolidadas não são permitidas no processo de consolidação.
  • D Resultados de transações intragrupo que sejam reconhecidos em ativos devem ser eliminados integralmente.
  • E As políticas contábeis adotadas por cada entidade do grupo devem ser mantidas inalteradas nas demonstrações contábeis consolidadas.

Uma equipe de auditoria foi designada para realizar um trabalho de relatório direto, com o objetivo de avaliar o quanto as rubricas incluídas na folha de pagamento de determinado órgão público são aderentes ao que dispõem as leis que regem a matéria.

Nesse caso hipotético,

  • A esse tipo de trabalho dispensa a obtenção de evidência de auditoria.
  • B o referido trabalho consiste em uma auditoria operacional.
  • C o escopo da auditoria deverá incluir as obras públicas em andamento no órgão auditado.
  • D a equipe de auditoria deve focar prioritariamente a eficiência da gestão pública.
  • E a auditoria é de conformidade.

Durante uma auditoria de demonstrações contábeis, ao identificar distorções, o auditor deve

  • A deixar de registrá-las, ainda que relevantes, caso sejam corrigidas pela administração.
  • B comunicá-las à administração ou aos responsáveis pela governança e, caso não sejam corrigidas, avaliar se elas são relevantes e se podem impactar a opinião de auditoria.
  • C evitar comentá-las com representantes da administração até que o relatório da auditoria esteja concluído.
  • D modificar a opinião de auditoria em relação às distorções corrigidas pela administração, ainda que pouco relevantes.
  • E avaliar se são relevantes e, nesse caso, comunicá-las à administração ou aos responsáveis pela governança.