Questões de Movimento de Reconceituação do Serviço Social (Serviço Social) Página 2

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As formulações da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais ganharam ampla visibilidade nas universidades latino-americanas, afirmando-se como uma de suas referências exemplares, dada a sintonia com a feição crítica da reconceituação e os vínculos com as forças contestadoras da profissão na América Latina.

(BATISTONI, 2019, p. 540.)

O método BH, como ficou conhecido, é um marco importantíssimo para o Serviço Social na sua terceira vertente. Ele tinha como objetivo buscar uma teoria que pudesse nascer da raiz da sua própria prática social. A respeito desse método, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O método apresenta características da dialética marxista na medida em que propõe a elaboração de um conhecimento teórico a partir da prática.
( ) O método reconhece o homem estático, imutável a sua própria realidade.
( ) Há indicativo da construção de uma prática teórica a partir do conhecimento da realidade social.
( ) Não possibilita definir novos elementos de atuação e intervenção nessa realidade.

A sequência está correta em

  • A V, F, V, F.
  • B F, F, V, V.
  • C V, V, F, F.
  • D F, V, F, V.

Ao longo da história constituiu-se um amplo acervo teórico e crítico à política social do governo de Fernando Henrique Cardoso. Estudos, como os de Behring, confirmam certa predominância e frequente apologia ao voluntariado, remetendo-a “ao mundo da solidariedade, da realização do ‘bem comum’ pelos indivíduos, por meu de um trabalho voluntário não remunerado e desconsiderando o aparato democrático-participativo das políticas sociais instituído por meio dos Conselhos e Conferências”. Já no serviço público predominavam as práticas pautadas na admissão do funcionalismo, não necessariamente por concurso público, e a demissão ficaria a critério dos dirigentes de plantão, o que deixava (e deixa) o funcionalismo atuante na ponta à mercê da ocasião, quebrando, nos médio e longo prazos, a continuidade e a memória administrativa nas instituições agora autônomas [...]” (BEHRING, 2021, p. 171). Pode-se afirmar, portanto, que, à luz dessa tendência teórica, que faz a crítica à política social hegemônica dos governos neoliberais, o voluntariado e as práticas de admissão do funcionalismo no Brasil são, respectivamente, ações de

  • A emancipação e adaptação.
  • B desprofissionalização e clientelismo.
  • C escravidão e empreendedorismo.
  • D benemerência e fascismo.

Entre as vertentes de análise que foram forjadas a partir do Movimento de Reconceituação, há que se afirmar como metodologia dialógica. Apropria-se tal vertente da visão de pessoa e comunidade construída por Emmanuel Mounier, que, aplicada ao Serviço Social, imputa-lhe como tarefa “auxiliar na abertura desse sujeito existente, singular, em relação aos outros, ao mundo de pessoas (ALMEIDA, 1980, p. 114). As implicações desta vertente aqui no Brasil se expressaram pela ênfase nas práticas de priorização da concepção de pessoa, diálogo e transformação social dos sujeitos. Este cariz progressista vem sendo desmistificado por estudiosos marxistas que, como Netto (2001) entendem que esta vertente não passa de mera reatualização do conservadorismo que se fez presente no pensamento inicial da profissão. Trata-se, portanto, da

  • A vertente marxista.
  • B vertente modernizadora.
  • C vertente weberiana.
  • D vertente inspirada na fenomenologia.

O movimento de reconceituação enquanto um movimento que constituiu uma recusa e crítica ao conservadorismo profissional do Serviço Social teve como pano de fundo um período de crise econômica e intensa efervescência política no continente latinoamericano, no quadro de populismo e de uma reorientação tática do imperialismo em relação às sociedades dependentes (IAMAMOTO & CARVALHO, 2007). Pode-se considerar que, internamente ao movimento referido no texto, apresentava-se uma

  • A maioria social dominante que reteve para si todos os privilégios e excluiu a maioria de todos os direitos. Com isso, os movimentos de esquerda cresceram na cena política, acirrando os embates com o nazifascismo e as disputas ideológico-políticas entre socialismo e capitalismo, em que um dos reflexos foram as revoluções latino-americanas.
  • B conjuntura político-econômica cujas tensões culminaram em expressivas mudanças na correlação de forças entre a classe burguesa e proletária, principalmente na década de 1960. A partir do segundo quartel do século XX, a região entrou em uma fase de estagnação e instabilidade econômica, reflexo da crise mundial (guerras mundiais, crise de 1929).
  • C composição político-econômica cujas tensões não culminaram em expressivas mudanças na correlação de forças entre a classe burguesa e proletária, principalmente na década de 1960. A partir do segundo quartel do século XX, a região entrou em uma fase de estagnação e instabilidade econômica, reflexo da crise mundial (guerras mundiais, crise de 1929).
  • D minoria social dominante que reteve para si todos os privilégios, excluindo a maioria de todos os direitos. Com isso, os movimentos de direita cresceram na cena política, acirrando os embates com o nazifascismo e as disputas ideológico-políticas entre socialismo e capitalismo. Reflexo disso foram as revoluções latino-americanas.
  • E desconstrução político-econômica cujas tensões culminaram em expressivas mudanças na correlação de forças entre a classe burguesa e proletária, principalmente na década de 1960. A partir do segundo quartel do século XX, a região entrou em uma fase de estagnação e instabilidade econômica, reflexo da crise mundial (guerras mundiais, crise de 1929), acirrando a miséria e pobreza da classe proletária (CEPAL, 2004).

A reflexão acerca dos fundamentos do Serviço Social brasileiro exige o conhecimento do processo histórico de constituição das principais matrizes de conhecimento do social e do processo pelo qual o serviço social incorpora e elabora as análises sobre a realidade em que está inserido. Nesse contexto, pode-se afirmar que, no período do Movimento de Reconceituação, o(a)

  • A vertente marxista remeteu a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes, embora, inicialmente, sem recorrer ao pensamento de Marx.
  • B vertente inspirada na fenomenologia priorizou as concepções de pessoa, diálogo e questão social, resultando em uma reatualização do conservadorismo.
  • C vertente modernizadora caracterizou-se pela incorporação de abordagens funcionalistas e estruturalistas, voltadas para a melhoria do sistema, bem como para o entendimento de superação da questão social.
  • D apropriação da profissão com a vertente marxista ocorreu sem problemas, visto que ela possibilitou um posicionamento sociopolítico, um questionamento à prática profissional e aproximação com os movimentos sociais.
  • E conservadorismo foi a primeira teoria social utilizada pelo Serviço Social, caracterizando-se como uma vertente de pensamento e experiência prática resultante de um contramovimento aos avanços da modernidade, de modo que suas reações são restauradoras e preservadoras.