O esporte paralímpico tem como protagonista o atleta com deficiência. Em razão da existência de diferentes formas de deficiência e da necessidade de promover uma disputa em igualdade de condições, com resultados justos ao final das competições, foram criados sistemas de classificação que possibilitam agrupar os atletas em categorias de acordo com o comprometimento apresentado.
A classificação dos atletas com deficiência é feita
- A combinando uma avaliação médica com uma declaração do técnico do atleta e da equipe, na qual são descritas as limitações referentes às habilidades específicas da modalidade esportiva.
- B com base no ranking anual da modalidade esportiva e em testes de habilidades específicas necessárias para a modalidade esportiva, realizados antes de cada evento.
- C combinando informações médicas com dados sobre o desempenho, que permitem avaliar habilidades específicas necessárias para uma modalidade esportiva.
- D realizando-se testes de habilidades motoras específicas para a modalidade esportiva e fazendo comparações biomecânicas com padrões cientificamente determinados.
- E com base em exames e avaliações médicas que definem o nível mínimo de deficiência, sem considerar aspectos de capacidade funcional gerais ou específicos a uma modalidade.