Questões de Mercado de seguros (Conhecimentos Bancários)

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À luz da Previdência Complementar, julgue o item.


O risco oriundo de uma situação econômica adversa que contraria tanto as expectativas da sociedade no momento da elaboração de sua política de aceitação do risco quanto as incertezas existentes na estimação das provisões é chamado de risco de subscrição.

  • Certo
  • Errado

A venda de seguros complexos geralmente exige especialização, experiência técnica e comercial, porque requer a compreensão dos riscos expostos e dos valores envolvidos, além de nuances específicas dos ramos de seguro.
Por isso, em seguros complexos, é sempre recomendável que a comercialização seja

  • A parcial, realizada com auxílio do ressegurador.
  • B direcionada, executada pelos profissionais mais antigos e experientes.
  • C generalista, realizada por técnicos comerciais da corretora de seguros.
  • D especializada, atenta aos detalhes técnicos, comerciais e operacionais.
  • E direta, realizada pelos técnicos da seguradora.

Novatos no mercado de seguros talvez ainda não compreendam que, ao vender seguros, o pior argumento é o valor do prêmio, porque se trata de uma venda em que o conceito fundamental é a oferta de

  • A ascensão social, por meio de serviços financeiros que promovam mudança de perfil de consumo.
  • B bem-estar social, obtido por obtenção de financiamento a longo prazo.
  • C tranquilidade, por meio da proteção de patrimônio, responsabilidades e vidas.
  • D segurança, por meio da aquisição de produtos e serviços.
  • E aumento de patrimônio, por meio de garantia de indenização.

Um dos principais problemas do seguro é a chamada assimetria de informações entre o segurado, que teoricamente tem conhecimento dos riscos expostos, e o segurador, que depende de informações em quantidade e qualidade suficientes para precificar o seguro. Para minimizar essa assimetria, as seguradoras podem solicitar que os segurados prestem informações detalhadas durante o processo de cotação do seguro, inclusive preenchendo formulários específicos.
Um formulário muito usado com esse objetivo é

  • A a FAS – Ficha de Análise de Sinistros.
  • B o QAR – Questionário de Avaliação de Riscos.
  • C a FIP – Ficha de Informações da Proposta.
  • D o FIR – Formulário de Informações de Riscos.
  • E o RAR – Relato de Avaliação de Riscos.

Comercializar seguros não é simples, exige que quem o faz tenha pleno conhecimento do assunto, compreenda as necessidades de proteção dos clientes e possa indicar a ele quais seguros podem ser mais adequados para cobrir suas exposições a riscos.
Trata-se, portanto, de uma comercialização

  • A impulsiva.
  • B indutiva.
  • C consultiva.
  • D colaborativa.
  • E tradicional.