Questões de Maturidade e Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) (Gerência de Projetos)

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Em relação ao Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), analise as assertivas abaixo:

I. Estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas.
II. A responsabilidade de um EGP pode variar desde o fornecimento de funções de apoio ao gerenciamento de projetos até o gerenciamento direto de um ou mais projetos.
III. Pode ter responsabilidade pelos projetos de toda a organização ou ser específico para algum conjunto de projetos.
IV. Faz ligação entre os portfólios, programas e projetos com o sistema de medição da organização.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas III e IV.
  • E I, II, III e IV.

Um Project Management Office (PMO) ou escritório de projetos é uma estrutura empresarial que propicia a padronização dos procedimentos relativos à gestão de projetos e à governança. Ele pode ser operacional, departamental ou corporativo; contudo, sua missão é fornecer ferramentas, métodos e orientações para os gestores conduzirem as suas atividades profissionais. Sendo assim, engloba cada projeto da empresa relacionado às estratégias. (Disponível em: https://www.projectbuilder.com.br/blog/projectmanagement-office-tudo-o-que-voce-precisa-saber/. Adaptado.)
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A implantação de um PMO envolve a estrutura de poder da organização e demonstra as ineficiências das áreas e, normalmente, só terá continuidade com o apoio da área estratégica. A melhor forma para implantá-lo é evoluir de forma gradual a capacidade da organização de gerenciar projetos demonstrando o valor das mudanças implantadas em cada fase.
II. Nas organizações, há vários tipos de PMO. Cada tipo varia em função do seu grau de controle e influencia nos projetos da organização, como PMO de análise; PMO de controle; e, PMOs diretivos. 
III. Um PMO pode ter a autoridade para atuar como uma parte interessada integral e um importante decisor ao longo do ciclo de vida de cada projeto, para mantê-lo alinhado aos objetivos do negócio. Pode gerenciar recursos compartilhados em todos os projetos administrados por ele; monitorar a conformidade com os padrões; políticas; procedimentos; e, modelos de gerenciamento de projetos por meio de auditorias e até encerrar projetos.
Está correto o que se afirma apenas em

  • A I.
  • B I e II.
  • C I e III.
  • D II e III.

Quanto aos escritórios de projetos e aos processos e grupos de processos tratados pelos guia PMBOK, 5.a edição, julgue o item.

O nível de controle exercido pelo escritório diretivo de gerenciamento de projetos é baixíssimo.

  • Certo
  • Errado

Quanto aos escritórios de projetos e aos processos e grupos de processos tratados pelos guia PMBOK, 5.a edição, julgue o item.

O escritório de gerenciamento de projetos gerencia as metodologias, os padrões, os riscos e as oportunidades globais e as métricas e interdependências entre os projetos, no nível da empresa. 

  • Certo
  • Errado

A estrutura conhecida como escritório de gerenciamento de projetos (EGP) pode desempenhar diferentes tipos de papeis com relação aos projetos realizados na organização, permitindo categorizá-los de acordo com o grau de influência que exercem nos projetos


O EGP de suporte atua como

  • A repositório de projetos, exercendo um baixo nível de controle.
  • B gerenciador direto dos projetos, exercendo alto nível de controle.
  • C impositor de conformidade com estruturas de governança, exercendo nível médio de controle.
  • D diretor primário dos projetos, exercendo baixo nível de controle.
  • E consultor do projeto, exercendo médio nível de controle.