Questões de Lubrificação e Desgaste (Engenharia Mecânica)

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A graxa é uma combinação semissólida de produtos de petróleo e um sabão ou mistura de sabões, adequada para certos tipos de lubrificação. São tipos de graxas:
  • A Graxas de laminares e graxas de sódio.
  • B Graxas de laminares e graxas de alumínio.
  • C Graxas de cálcio e graxas de sódio.
  • D Nenhuma das alternativas.
Tipo de lubrificação que quando as superfícies estão imóveis, o fluído é pressurizado, no espaço entre elas, separando-as pela ação da pressão.
  • A Lubrificação Hidrodinâmica.
  • B Lubrificação Hidroestática.
  • C Lubrificação Pressurizada.
  • D Nenhuma das alternativas.

No contexto de máquinas industriais, o objetivo da lubrificação é reduzir o atrito, o desgaste e o aquecimento de partes de máquinas que se movem em relação umas às outras.
Assinale a alternativa CORRETA sobre os diferentes tipos de lubrificação.

  • A Lubrificação hidrodinâmica é obtida pela introdução do lubrificante na área de suporte de carga a uma pressão alta o suficiente para separar as superfícies com uma película relativamente espessa.
  • B A lubrificação hidrostática também é denominada lubrificação de película completa ou fluida.
  • C Lubrificação elasto-hidrodinâmica é o fenômeno que ocorre quando um lubrificante é introduzido entre superfícies que estão em contato de rolamento, como engrenagens engranzadas ou mancais.
  • D Lubrificantes de película sólida não são recomendados para mancais de deslizamento operados a temperaturas extremas.
  • E A lubrificação de contorno envolve o crescimento de uma película espessa de lubrificante.

Acerca da peça mostrada acima, produzida, em uma prensa, a partir de uma única peça em chapa de aço plana, julgue o item.


Se a peça mostrada for produzida por estampagem profunda, ter‐se‐á como vantagem a realização do processo sem o uso de lubrificantes, o que reduz significativamente o custo por unidade produzida.

  • Certo
  • Errado

Um experimento será realizado em um túnel de vento. Sabe-se que o protótipo tem 0,25 m de diâmetro e será testado em água do mar, sendo rebocado a 3 m/s a 10 °C. O modelo a ser testado tem diâmetro de 0,10 m. Considerando-se que, nas condições de teste, a viscosidade da água do mar é 1,5*10−6 m2/s, enquanto a viscosidade do ar é 1,5*10−5 m2/s, então, a velocidade de teste requerida no ar, em m/s, é igual a

  • A 75,0.
  • B 0,3.
  • C 30,0.
  • D 7,5.
  • E 3,0.