Questões de Tipos (corretiva, preventiva, preditiva e detectiva) (Engenharia Mecânica)

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Como qualquer outro equipamento, os purificadores são submetidos à manutenção corretiva, sempre que ocorre uma falha em seu funcionamento. Com relação à manutenção programada, a intervenção de manutenção depende da periodicidade estabelecida no plano adotado pela empresa. Num rotor novo, as marcas de fechamento (-O-) devem coincidir exatamente. Com o desgaste das roscas, as marcas se ultrapassam. Quando a marca do anel ultrapassar de 25º a 30º a marca da tampa, deverá ser consultado um técnico especializado do fabricante para examinar as peças.

Essa verificação deverá ser feita pelo menos uma vez por ano da seguinte forma:

  • A se o anel de fechamento puder ser apertado com a chave circular sem resistência até que a capa fique bem presa ao corpo do rotor, a pressão no jogo de discos deverá ser aumentada, acrescentando-se um disco extra (incluído no jogo de peças sobressalentes) no topo da pilha de discos.
  • B se o anel de fechamento puder ser apertado com a chave Allen, com resistência, até que a capa fique bem simétrica ao corpo do rotor, a pressão no jogo de discos deverá ser aumentada, acrescentando-se um disco extra (incluído no jogo de peças sobressalentes) no topo da pilha de discos.
  • C o técnico deve certificar-se de que o anel de vedação esteja colocado na ranhura externa da capa do rotor; quando trocar o anel do disco, deve retirá-lo por meio do pino, o qual deve ser inserido alternadamente nos orifícios providos para esse fim.
  • D o técnico deve atarraxar o anel de fechamento pequeno, removendo com o jogo de discos, a capa do rotor e o distribuidor.
  • E o técnico deve atarraxar o anel de fechamento pequeno, removendo a capa do rotor e trocando o distribuidor com o jogo de discos.

Manutenção é o conjunto de ações necessárias para que uma máquina, aparelho ou sistema seja mantido em funcionamento ou recuperado, de modo a permanecer em conformidade com uma condição previamente estabelecida de operacionalidade. Todo motor diesel tem seu Plano de Manutenção, que traz a periodicidade com que as manutenções devem ser feitas.
A manutenção preventiva apresenta as seguintes subdivisões:

  • A por estado e preditiva
  • B por tempo e semiemergencial
  • C semiemergencial e por estado
  • D preditiva e por tempo
  • E preditiva e semiemergencial

A gerência de manutenção, após acompanhar e analisar os sinais medidos a partir de um acelerômetro instalado no mancal de uma bomba centrífuga, acrescentou ao plano original de parada e de manutenção dessa bomba o serviço de substituição do rolamento desse mancal. Esse serviço não constava do plano original de manutenção dessa parada programada.
Nesse caso, o tipo de manutenção aplicada para esse mancal foi a

  • A corretiva
  • B planejada
  • C preditiva
  • D preventiva
  • E produtiva total

De acordo com a ABNT, manutenção é o conjunto de ações técnicas e administrativas, realizada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios preestabelecidos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item, por meio de intervenções corretas e oportunas.
Entre os tipos de manutenção empregados, há um que é utilizado para corrigir falhas, panes ou quebras nos equipamentos, com a finalidade de restaurar as condições originais dos ativos, fazendo com que ele se torne novamente apto a operar, e outro que é empregado com o objetivo de reduzir alguma falha potencial, surgida em decorrência do funcionamento incorreto ou intensivo de uma máquina.
Esses tipos são conhecidos, respectivamente, como manutenção

  • A preditiva e reativa
  • B reativa e normativa
  • C normativa e corretiva
  • D preventiva e preditiva 
  • E corretiva e preventiva

Assinale a opção que indica a denominação da manutenção corretiva que atua no desempenho de um equipamento, por este estar menor do que o esperado.

  • A Inesperada.
  • B Ocasional.
  • C Paliativa.
  • D Planejada.
  • E Substituta.