Questões de ITIL v. 2 (Governança de TI)

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Na proposta de renovação do ITIL v2 para o ITIL v3 foram escritos cinco livros. Estes livros são descritos a seguir, exceto:
  • A Estratégia do serviço
  • B Projeto do serviço
  • C Redimensionamento do serviço
  • D Transição do serviço
  • E Operação do serviço

Qual das opções abaixo NÃO é uma recomendação comum do ITIL para gerenciar serviços de TI terceirizados?

  • A Garantir que a equipe de gerenciamento de serviços tenha o conhecimento e as habilidades necessárias para gerenciar serviços terceirizados.
  • B Estabelecer um acordo de nível de serviço (SLA) detalhado com o provedor de serviços.
  • C Designar um representante para atuar como ponto de contato entre a organização e o provedor de serviços.
  • D Manter toda a equipe de gerenciamento de serviços dentro da organização para garantir a continuidade dos serviços.
  • E Monitorar regularmente o desempenho do provedor de serviços para garantir que ele esteja cumprindo os requisitos do SLA.

Os processos da ITIL (information technology infrastructure library) encontram-se distribuídos entre estágios. Estão relacionados ao estágio "Desenho de serviços", os processos de:

  • A gerenciamento da demanda e gerenciamento do catálogo de serviços
  • B gerenciamento da disponibilidade e gerenciamento do nível de serviço
  • C gerenciamento do conhecimento e gerenciamento de mudanças
  • D medição do serviço e gerenciamento da continuidade do serviço
O ITIL V3 é baseado em ciclos de vida das boas práticas de serviços, que incorpora o melhor do ITIL V1 e V2 e as já testadas melhores práticas para a gestão de serviços de TI. As alternativas abaixo apresentam alguns títulos de ciclo de vida que formam o núcleo das práticas do ITIL, exceto a alternativa:
  • A Suporte de serviços.
  • B Desenho de serviços.
  • C Transição de serviços.
  • D Operação de serviços.
  • E Melhoria contínua de serviços.
A ITIL é um padrão de domínio público e gratuito, utilizada como suporte para estabelecer e manter o Gerenciamento de Serviços de TI. São focos principais da ITIL as pessoas, processos e recursos, que são utilizados para cumprimento dos acordos e, consequentemente, para atender às necessidades dos clientes. Sobre o histórico acerca da evolução da ITIL, é correto afirmar que: I- ITIL v1: Criada na década de 50, era constituída de 30 livros e tinha seu foco na integração do negócio com o serviço de TI para criação de valores. II- ITIL v2: Revisão lançada em 2000, era constituída de 3 livros que focava o alinhamento do negócio à TI. III- ITIL v3: Atual versão lançada em 2007, é constituída de 5 livros que proveem a estabilidade e controle da infraestrutura integrada ao negócio, através de um ciclo de melhoria contínua dos serviços. Está(ão) correta(s):
  • A Apenas a opção I.
  • B Apenas a opção II.
  • C Apenas a opção III.
  • D Apenas as opções I e II.
  • E Todas as opções.