Questões de Indicadores de desempenho (Modelagem de Processos de Negócio (BPM))

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Avalie as afirmativas sobre a administração financeira e os respectivos indicadores de desempenho:

I. O planejamento de caixa a curto prazo evita faltas ou excessos significativos de recursos.
II. A análise de balanço ignora indicadores de liquidez, por não agregar relevância na gestão pública.
III. O uso de indicadores de endividamento revela riscos de alavancagem e compromissos futuros.
IV. O planejamento financeiro de longo prazo ajuda a delinear metas de investimento e sustentabilidade fiscal.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I, III e IV, apenas.
  • B II, III e IV, apenas.
  • C I e II, apenas
  • D I, II e III, apenas.

No que concerne ao desempenho profissional, julgue o item a seguir.

A produtividade é definida como a relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados.

  • Certo
  • Errado

Os indicadores de desempenho são ferramentas fundamentais na gestão de organizações, pois desempenham um papel crucial ao fornecer informações quantitativas e qualitativas que ajudam a avaliar o sucesso e a eficiência de uma organização na consecução de seus objetivos e metas.
Sobre os indicadores de desempenho, é correto afirmar que

  • A conhecer as necessidades e desejos de fornecedores é uma informação de gestão estratégica.
  • B definir metas de market share é uma informação de stakeholder.
  • C conhecer as necessidades de parceiros estratégicos é uma informação de processos da cadeia de valor.
  • D definir a qualidade dos processos é uma informação de stakeholder.
  • E stakeholders, gestão estratégica e processos da cadeia de valor são fontes de informações para criar indicadores.

Indicadores são formas de representação quantificável de características de produtos e processos, utilizados para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo. Indicadores de Produtividade medem:

  • A a capacidade de resposta de um processo por meio da relação entre as saídas produzidas por unidade de tempo.
  • B o quanto a organização se encontra na direção da consecução de sua visão.
  • C a proporção de recursos consumidos com relação às saídas dos processos.
  • D a medida de satisfação dos clientes em relação às características do produto/serviço.
  • E as consequências dos produtos/serviços.

Os indicadores de desempenho são

  • A usados no processo orçamentário para auxiliar na avaliação dos resultados, independentemente do fato de estarem alinhados às estratégias da organização.
  • B utilizados para comunicar exclusivamente aos níveis superiores da organização a eficácia das ações de controle e de melhoria.
  • C utilizados na avaliação dos resultados, com a finalidade de medir o que foi alcançado em relação aos objetivos.
  • D usados para eliminar a necessidade de recorrer a outros tipos de controle, como a supervisão direta e as auditorias de padrões.