Questões de Histórico, Reformas e Evolução da Administração Pública no Brasil (Administração Pública)

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As reformas administrativas no Estado brasileiro visam aprimorar o serviço público. Identifique o enfoque que segue essa perspectiva:

  • A Reforçar práticas autoritárias que concentrem poder decisório em pequenos núcleos.
  • B Manter o aparelho estatal intocado, ignorando demandas por eficiência e transparência.
  • C Reverter processos de descentralização, restabelecendo estruturas hierárquicas rígidas.
  • D Diversificar formas de controle social e estimular a participação cidadã na formulação de políticas.

Sobre reformas administrativas e redefinição do papel do Estado, leia as afirmativas abaixo:

I. A ênfase em meritocracia sugere maior responsabilização dos servidores quanto aos resultados.
II. O modelo pós-burocrático propõe flexibilização de regras e processos, mantendo foco em eficiência e controle social.
III. O Estado oligárquico promoveu participação ampla da população em decisões estratégicas.
IV. As reformas do aparelho do Estado visam equilibrar demandas sociais e eficiência administrativa.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I e III, apenas.
  • B II e IV, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D III e IV, apenas.

No que se refere a aspectos históricos da gestão pública, julgue o item subsequente. 


Pelo Decreto-lei n.º 200/1967 foi instituída uma reforma administrativa que eliminou completamente as práticas patrimonialistas e fisiológicas nos diferentes níveis da administração pública brasileira. 

  • Certo
  • Errado

No que se refere a aspectos históricos da gestão pública, julgue o item subsequente. 


A primeira reforma na administração pública brasileira ocorreu sob o governo de Juscelino Kubitschek, com foco na implementação da racionalidade técnica e outros princípios da burocracia weberiana. 

  • Certo
  • Errado

No que se refere a aspectos históricos da gestão pública, julgue o item subsequente. 


No contexto histórico da administração pública, entre as formas de estrutura administrativa dos modelos patrimonialista, burocrático e gerencial, verifica-se neste último a exigência de maior eficiência, orientação para resultados e satisfação do cliente/cidadão.

  • Certo
  • Errado