Questões de História da Museologia (Museologia)

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O histórico dos museus no Brasil é rico e diversificado, refletindo a evolução da cultura e da sociedade brasileira ao longo dos séculos. Sobre o tema, é correto afirmar que

  • A o Museu Paraense Emílio Goeldi foi inaugurado em 1866, com uma coleção etnográfica.
  • B o Museu Real, criado em 1828, tinha como acervo inicial uma pequena coleção de história.
  • C o Museu Paulista foi inaugurado em 1896, com um acervo de história natural.
  • D o Museu Histórico Nacional foi criado em 1920, como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil.

Em 1784, era inaugurada a primeira instituição com caráter museológico no Brasil. Nela, colecionavam-se e preparavam-se produtos naturais, animais e adornos indígenas. O nome desta instituição era

  • A Museu Paraense Emilio Goeldi.
  • B Casa dos Pássaros.
  • C Museu Histórico Nacional.
  • D Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Com a Mesa Redonda de Santiago do Chile, em 1972, tem início o Movimento da Nova Museologia (MINOM) que se consolida nos anos 80. México, França, Suíça, Portugal e Canadá foram inicialmente os formuladores desta nova concepção. São fatos pertinentes deste momento de crise e reflexão tais afirmações, EXCETO:

  • A Disciplinas como a história, a arqueologia e a antropologia passaram concomitantemente por processos de renovação, influenciando novos olhares sobre o campo museal.
  • B A redefinição política e ideológica de diversos profissionais provocou um realinhamento de suas práticas e concepções, inaugurando uma nova função social dos museus.
  • C A nova museologia apresenta a possibilidade de os museus acolherem as descobertas de outras áreas do conhecimento, fato inédito no âmbito dos museus tradicionais.
  • D O surgimento dos museus comunitários, ecomuseus, museus da vizinhança etc. colocou em xeque as estruturas dos museus tradicionais.
  • E Os museus começam a ser instrumentalizados como ferramentas de inclusão social, defesa de direitos dos grupos sociais e conscientização do público visitante.

Os Gabinetes de Curiosidades se desenvolveram na Europa nos séculos XVI e XVII, inicialmente criados para demonstrar o poderio econômico e a fineza de seus proprietários. Dentre as suas principais características, temos:

  • A a reunião de objetos selecionados pelas suas características peculiares, muitas vezes desconsiderando a qualidade estética ou comprovação de autenticidade histórica dos mesmos.
  • B o grande rigor científico na seleção dos objetos, sendo proibidos itens exóticos e sem procedência atestada.
  • C a reunião das melhores obras artísticas, ajudando a desenvolver as artes na Europa, principalmente em Portugal.
  • D a reunião de obras científicas e artísticas, permitindo a contemplação adequada de todos os bens dispostos nos mesmos e a formulação das técnicas museográficas vigentes até a contemporaneidade.
  • E os objetos podiam ser manipulados, retardando a aura de intocabilidade de muitas obras presentes nos museus contemporâneos.

O papel do museu como um local elitista ou como bastião da tradição da alta cultura, deu lugar ao espaço da cultura de massa, como um lugar de uma mise-en-scène espetacular e grande exuberância. Tal afirmação denota uma mudança de paradigma que se deu no contexto da(s):

  • A Vanguardas europeias e a paulatina adesão dos museus aos movimentos artísticos no final do século XIX.
  • B Adesão dos museus de história natural às temáticas sociais e contemporâneas, após a revolução industrial.
  • C Nova museologia e dos museus de território.
  • D “Batalha” contra os museus, fato pertinente na cultura modernista em parte do século XX.
  • E Criação de museus após a Segunda Guerra Mundial, mais empenhados com as causas populares e as demandas exclusivas da América Latina.