Questões de História, Atualidades e Tendências em Design (Design Gráfico)

Limpar Busca

Qual das alternativas a seguir melhor representa a relação entre as diversas modalidades do design e as artes visuais, considerando sua influência no desenvolvimento do design moderno?

  • A O design gráfico, industrial, de interiores e arquitetônico desenvolveram-se de maneira independente e sem influência direta das artes plásticas, como a pintura e a escultura, sendo resultado exclusivo de demandas funcionais e tecnológicas ao longo da história.
  • B A evolução do design moderno demonstra um crescimento paralelo de ideias em diferentes áreas, evidenciando a interconexão entre o design gráfico, industrial, de interiores e arquitetônico, assim como sua relação com a pintura e a escultura.
  • C A inter-relação entre as diversas modalidades do design se deve de forma exclusiva à Revolução Industrial e à padronização dos processos produtivos, não tendo relação com movimentos artísticos modernos nem com a evolução gradual do design ao longo do século XX.
  • D O design gráfico apenas se mantém diretamente conectado à pintura e à escultura, preservando sua relação com as artes visuais, enquanto as outras modalidades do design evoluíram separadamente, seguindo princípios técnicos e funcionais sem influências diretas da arte.
  • E O conceito de inter-relação no design moderno é um fenômeno exclusivo do século XXI e fruto das novas tecnologias, sem precedentes nos movimentos de design do século XX, que se desenvolveram isoladamente e sem trocas significativas entre diferentes áreas.

De acordo com Philip B. Meggs, no livro História do Design Gráfico, como a Revolução Industrial influenciou o papel da comunicação tipográfica?

  • A A comunicação tipográfica permaneceu inalterada após a Revolução Industrial, mantendo sua função exclusiva de disseminação de informações por meio de livros e folhetos.
  • B A Revolução Industrial reduziu a importância da comunicação tipográfica, pois novas formas de comunicação, como a oralidade e os manuscritos, passaram a predominar.
  • C A Revolução Industrial acelerou a produção e a disseminação de material impresso, expandindo o uso da tipografia para a publicidade e atendendo às novas demandas de comunicação de massa.
  • D O avanço da industrialização fez com que a comunicação tipográfica fosse substituída por métodos mais eficientes de difusão de informação, tornando os impressos obsoletos.
  • E A Revolução Industrial não teve impacto significativo na comunicação tipográfica, pois as técnicas e a aplicação da tipografia permaneceram as mesmas ao longo do tempo.

Na transição da arte na pré-história para as vanguardas europeias, observamos uma evolução significativa nas técnicas e nos temas abordados. Considerando esse progresso, qual das opções a seguir melhor representa uma característica marcante das vanguardas europeias em contraste com a arte pré-histórica?

  • A Uso predominante de cores naturais extraídas do ambiente.
  • B Representação fiel e detalhada da figura humana.
  • C Experimentação artística e quebra de convenções estéticas.
  • D Foco em temas relacionados à caça e à vida cotidiana.

Na história da fotografia, diferentes técnicas e processos fotográficos tiveram períodos de domínio e influência significativa. Qual período e técnica abaixo foi fundamental no desenvolvimento da fotografia como conhecemos hoje?

  • A Período da daguerreotipia, que dominou de 1839 a 1855, caracterizado pela criação de imagens únicas em placas de prata polida.
  • B Era da fotografia digital, iniciada em 1990, com a introdução de sensores de imagem eletrônicos.
  • C Período da fotografia colorida, a partir de 1960, com o uso generalizado de filmes coloridos.
  • D Fase dos negativos em papel, popular na década de 1870, como principal meio de captura de imagens.

A trajetória da tipografia, desde a invenção da escrita até a era pós-moderna, revela transformações significativas no design gráfico. Levando em conta essa evolução, considera-se como um marco na transição da tipografia tradicional para a moderna e posteriormente para a pós-moderna

  • A a introdução da escrita cuneiforme e a posterior predominância da escrita hieroglífica no Egito Antigo.
  • B o desenvolvimento da imprensa por Gutenberg, seguido pela experimentação com formas e estilos tipográficos na era pós-moderna.
  • C a criação da primeira fonte sem serifa no século XIX, marcando o início da tipografia moderna.
  • D a substituição dos tipos móveis de madeira por tipos de metal, representando a transição para a tipografia moderna.