Questões de Tipografia (Design Gráfico)

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Julgue o item a seguir, referente ao desenvolvimento da tipografia, aos conceitos e elementos de concepções gráficas e ao mercado editorial brasileiro.


O sistema de diagramação modular é usado exclusivamente em publicações seriadas.

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Considerando os formatos de arquivos para fontes tipográficas, destacam-se o TrueType (TTF), o PostScript Type 1 (PS Font) e o OpenType (OTF), cada um com características distintas.

Levando em conta as diferenças técnicas e funcionais entre esses formatos, qual das alternativas abaixo apresenta uma análise precisa de suas particularidades e aplicações?

  • A O TrueType (TTF), criado pela Adobe para competir com o formato PostScript, tornou-se amplamente utilizado por sua capacidade de conter instruções detalhadas de rasterização, garantindo maior precisão na exibição de fontes em telas de diferentes resoluções e formatos, além de permitir um controle mais refinado na renderização de fontes em diversos dispositivos e sistemas operacionais.
  • B As fontes PostScript Type 1 (PS Font), desenvolvidas pela Apple, são amplamente reconhecidas por sua arquitetura escalável baseada em curvas Bézier cúbicas, permitindo maior fidelidade tipográfica e sendo amplamente adotadas na indústria gráfica e editorial antes da ascensão do OpenType.
  • C O TrueType (TTF) oferece um suporte tipográfico superior ao OpenType (OTF), pois contém tabelas de glifos mais expansivas, proporcionando maior controle sobre a legibilidade e o refinamento da fonte, especialmente em dispositivos digitais. Esse controle adicional torna o TrueType a escolha preferida por muitos designers gráficos, que buscam precisão no design tipográfico e adaptação de fontes para diferentes plataformas e tamanhos de tela.
  • D O OpenType (OTF) representa um avanço significativo em relação aos formatos anteriores ao combinar os modelos de estrutura do TrueType e do PostScript, permitindo suporte a um extenso conjunto de caracteres, incluindo múltiplos alfabetos, ligaduras avançadas e variantes estilísticas sofisticadas, sendo amplamente preferido para aplicações editoriais e tipográficas de alto nível.
  • E As diferenças entre os formatos TrueType, PostScript Type 1 e OpenType são meramente estruturais e não afetam a renderização ou a qualidade tipográfica. Independentemente do formato escolhido, a experiência visual e os recursos disponíveis são idênticos, tornando a escolha irrelevante para projetos gráficos profissionais.

”No século XIX, os impressores buscaram analogias entre a história da arte e a herança de seu próprio ofício, desenvolvendo um sistema básico de classificação de tipos. Letras humanistas estão intimamente conectadas à caligrafia e ao movimento da mão. As fontes transicionais e modernas são mais abstratas e menos orgânicas. Esses três grupos principais correspondem grosseiramente aos períodos renascentista, barroco e iluminista na arte e na literatura. Desde então, historiadores e críticos de tipografia têm proposto esquemas mais refinados que procuram capturar melhor a diversidade das letras existentes. Nos séculos XX e XXI, os designers continuaram a criar novas fontes baseadas em características históricas".
(LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. Tradução: André Stolarski. São Paulo: Cosac Naify, 2006).

Conforme a autora, as fontes são classificadas como (A) um sistema abrangente, que inclui todas as variant

  • A um sistema abrangente, que inclui todas as variantes tipográficas conhecidas.
  • B manistashu, transicionais, modernas, egípcias, geométricas e orgânicas.
  • C sem serifas humanistas, sem serifas transicionais e sem serifas geométricas.
  • D humanistas, transicionais, modernas, egípcias, sem serifas humanistas, sem serifas transicionais e sem serifas geométricas.
  • E históricas, geométricas e orgânicas, enfatizando suas origens culturais e artísticas.

Os principais fatores que influenciam a legibilidade de um texto em uma publicação impressa incluem

  • A o tamanho da fonte, o espaçamento entre linhas e o contraste de cores.
  • B a quantidade de caracteres por página e a escolha do papel.
  • C o número total de páginas e o uso de imagens.
  • D o tipo de encadernação e a distribuição do texto.
  • E o design das ilustrações e a disposição dos elementos gráficos.

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O emprego predominante de letras de caixa-alta em textos impressos, principalmente nos mais longos, favorece a leiturabilidade (readability), termo que se refere à facilidade e ao conforto de leitura.

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