Questões de Linguagem, Suporte e Tecnologia (Design Gráfico)

Limpar Busca

Na suíte Adobe, cada software possui ferramentas e funcionalidades específicas que atendem a diferentes necessidades do design gráfico. Levando em conta as ferramentas técnicas do Adobe Illustrator, Photoshop e InDesign, associe cada software à sua aplicação mais apropriada:

  • A Adobe Illustrator, com a ferramenta 'Pen Tool', é ideal para a criação de ilustrações vetoriais e logotipos; Photoshop, usando 'Layer Masks', é perfeito para edição e retoque fotográfico; e InDesign, com a funcionalidade 'Master Pages', é o mais indicado para a diagramação de publicações.
  • B Adobe Illustrator, empregando a 'Brush Tool', é utilizado principalmente para edição fotográfica; Photoshop, com a ferramenta 'Type Tool', é adequado para criação de logotipos; e InDesign, com 'Place Images', é usado para ilustrações vetoriais.
  • C Adobe Illustrator, com a ferramenta 'Mesh Tool', é destinado à diagramação de revistas; Photoshop, através da 'Clone Stamp Tool', é usado para design de layouts de páginas; e InDesign, com a funcionalidade 'Text Wrap', é utilizado para retoque fotográfico.
  • D Adobe Illustrator e sua 'Direct Selection Tool' são usados para layout de páginas web; Photoshop, com a ferramenta 'Magic Wand', é ideal para criação de gráficos vetoriais; e InDesign, com o recurso 'Hyperlinks', é utilizado para manipulação de imagens.

A trajetória da tipografia, desde a invenção da escrita até a era pós-moderna, revela transformações significativas no design gráfico. Levando em conta essa evolução, considera-se como um marco na transição da tipografia tradicional para a moderna e posteriormente para a pós-moderna

  • A a introdução da escrita cuneiforme e a posterior predominância da escrita hieroglífica no Egito Antigo.
  • B o desenvolvimento da imprensa por Gutenberg, seguido pela experimentação com formas e estilos tipográficos na era pós-moderna.
  • C a criação da primeira fonte sem serifa no século XIX, marcando o início da tipografia moderna.
  • D a substituição dos tipos móveis de madeira por tipos de metal, representando a transição para a tipografia moderna.

A Revolução Industrial marcou uma era de transformações significativas em diversos setores, incluindo o campo do design gráfico. Com a introdução de novas tecnologias e métodos de produção, o design gráfico sofreu mudanças fundamentais que moldaram sua prática moderna. Qual das seguintes opções melhor descreve o impacto da Revolução Industrial no design gráfico?

  • A A Revolução Industrial limitou as possibilidades criativas no design gráfico, restringindo os designers a métodos tradicionais de produção manual.
  • B A introdução de máquinas de impressão e técnicas de produção em massa, durante a Revolução Industrial, permitiu uma maior padronização e eficiência na produção de materiais gráficos, expandindo o alcance e a acessibilidade do design gráfico.
  • C A Revolução Industrial não teve impacto significativo no design gráfico, pois as práticas e técnicas de design permaneceram inalteradas até o advento da era digital.
  • D Durante a Revolução Industrial, o design gráfico foi predominantemente substituído pela fotografia, resultando na diminuição da importância do design manual e ilustrativo.

No contexto do projeto gráfico, qual dos seguintes elementos é essencial para a eficácia da comunicação visual em um design gráfico?

  • A Uso exclusivo de imagens em alta resolução.
  • B Consistência na aplicação de elementos visuais como cores e fontes.
  • C Predominância de texto sobre outros elementos gráficos.
  • D Limitação no uso de gráficos e infográficos.

Na teoria e psicologia das cores, como a escolha de cores em um projeto de design gráfico pode influenciar a percepção e o comportamento do público?

  • A Cores são irrelevantes para a interpretação do conteúdo.
  • B Cores mais escuras sempre induzem a sentimentos negativos.
  • C Cores brilhantes são incompatíveis com comunicação séria.
  • D Cores podem evocar emoções específicas e transmitir mensagens.