Questões de Graus da escala (Música)

Limpar Busca

Trítono é a combinação de duas notas em um intervalo de quarta aumentada com o objetivo de criar tensão. Na Escala Maior Natural, o trítono presente no quinto grau é o responsável por essa tensão que se resolverá na tônica. Considerando a tonalidade de Dó Maior, qual dos acordes a seguir possui o trítono adequado para criar essa tensão?

  • A G7(b5)
  • B
  • C F#m6
  • D C#m7/9
  • E A7M

Em uma aula sobre grafias musicais, o(a) professor(a) busca explicar a função das escalas e sua aplicação prática. Qual explicação melhor representa o conceito de escala musical em um contexto de educação musical?

  • A Escalas são variações rítmicas que estabelecem o tempo de uma composição e influenciam sua estrutura formal.
  • B Uma escala musical é uma sequência de acordes que determina a harmonia de uma música e define o ritmo principal.
  • C Escalas são formadas por notas em intervalos de tons e semitons, utilizadas exclusivamente para exercícios técnicos.
  • D A escala musical organiza uma sequência de notas em ordem ascendente e descendente, servindo de base para a criação de melodias e acordes.

Luiz afina seu violão um tom e meio abaixo da afinação padrão. Pedro, por sua vez, afina seu violão meio tom acima da afinação padrão. Considerando que Pedro e João apresentarão uma obra juntos e a tonalidade da obra é Mi Bemol Maior, podemos afirmar que:

  • A João tocará na tonalidade de Fá Bemol Maior e Pedro em Sol Sustenido Menor.
  • B João tocará na tonalidade de Si Maior e Pedro em Si Menor.
  • C João tocará na tonalidade de Lá Bemol Menor e Pedro em Ré Maior, com capotraste na terceira casa.
  • D João tocará na tonalidade de Sol Bemol Maior e Pedro em Ré Maior.
  • E João tocará na tonalidade de Mi Menor, com capotraste na segunda casa, e Pedro em Mi Bemol Menor.

Em dança, os níveis se referem à posição no espaço e são classificados como níveis alto, médio e baixo. Analise as ações a seguir.

I. Rastejar no chão como uma cobra.
II. Saltar como se fosse pegar frutas no alto de uma árvore.
III. Girar no ar com os braços abertos.
IV. Andar flexionando levemente os joelhos, como se escondendo entre folhas e mantendo o corpo em alerta para fugir a qualquer momento.
V. Andar de cócoras, usando os quatro apoios (pés e mãos) se deslocando pelo espaço. As ações citadas podem ser classificadas nos níveis alto, médio e baixo.

A sequência correta das cinco ações exemplificadas é:

  • A Baixo, alto, alto, médio e baixo.
  • B Médio, alto, médio, alto e baixo.
  • C Baixo, médio, alto, médio e médio.
  • D Médio, alto, médio, baixo e médio.

Priscila está cantando uma canção e percebe que é preciso subir a tonalidade em meio tom. Sabendo que a canção está em Dó Menor, é correto afirmar que:

  • A Basta colocarmos um capotraste na terceira casa e tocarmos a canção com as mesmas formas da tonalidade original.
  • B Basta acrescentarmos dois sustenidos em cada acorde da canção.
  • C Basta subirmos uma casa, em direção à boca do violão, em todos os acordes da canção.
  • D Basta invertermos a tonalidade para o Modo Maior.
  • E Basta descermos uma casa, em direção à mão do violão, em todos os acordes da canção.