Questões de Intervalos (Música)

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Durante a análise de uma obra coral do período renascentista, uma estudante observa que certos pares de vozes produzem sensações de tensão sonora, exigindo resolução para intervalos mais estáveis. A professora explica que isso ocorre devido à presença de determinados intervalos que, segundo a tradição da harmonia tonal, carregam instabilidade acústica e são tratados com cuidado em composições polifônicas. Esses intervalos, frequentemente utilizados para criar movimento e expectativa, recebem o nome de:

  • A Intervalos modais.
  • B Intervalos consonantes.
  • C Intervalos naturais.
  • D Intervalos tonais.
  • E Intervalos dissonantes.

Na teoria musical ocidental, os intervalos são a base da construção melódica e harmônica, sendo definidos como a distância entre duas notas. A correta identificação e classificação dos intervalos é fundamental para a compreensão de escalas, acordes e modulações. Em um exercício de leitura musical, a professora propõe a análise do intervalo entre as notas Dó (C) e Mi (E).


Com base na estrutura diatônica e no número de semitons entre essas duas notas, qual é a classificação correta desse intervalo?

  • A Quarta justa
  • B Segunda menor.
  • C Sexta aumentada.
  • D Terceira menor.
  • E Terceira maior.

No estudo musical, um intervalo harmônico ocorre quando duas notas são tocadas ao mesmo tempo, enquanto um intervalo melódico ocorre quando as notas são tocadas em sequência. No estudo dos intervalos harmônicos e melódicos, qual alternativa está correta?

  • A Um intervalo melódico ocorre quando duas notas são tocadas simultaneamente.
  • B Um intervalo de quinta diminuta é equivalente a um intervalo de quarta aumentada.
  • C Um intervalo harmônico ocorre quando duas notas são tocadas sucessivamente.
  • D Os intervalos de terça são considerados dissonantes em todas as culturas musicais.

No contexto da educação artística e da música, analise as seguintes afirmações sobre elementos musicais fundamentais:

I.Ritmo: O ritmo refere-se à organização dos sons no tempo e é composto por elementos como duração, pausa e padrões de batida, sendo, portanto, fundamental para a criação de padrões rítmicos em uma composição musical.
II.Melodia: A melodia é a combinação de sons musicais em alturas diferentes, criando uma linha musical que é percebida como uma unidade, e geralmente é a parte de uma música que é cantada ou tocada de forma mais destacada.
III.Harmonia: A harmonia é a combinação de sons tocados ou cantados simultaneamente para criar acordes, que contribui para a riqueza e a complexidade sonora de uma composição, fornecendo suporte harmônico à melodia.
IV.Dinâmica: A dinâmica se refere à variação na intensidade do som em uma música, indo de suave (piano) a forte (forte), sendo controlada pelo músico para expressar emoção e dar forma à interpretação musical.
V.Timbre: O timbre é a qualidade única do som que permite distinguir entre diferentes instrumentos ou vozes, característica essencial na identificação de instrumentos musicais.
VI.Tempo: O tempo é a medida de quão rápido ou lento uma música se move e é geralmente indicado por um andamento (como "andante" ou "allegro"), fundamental para a organização do ritmo e da estrutura musical.

Qual das seguintes afirmações é VERDADEIRA?

  • A Apenas VI é verdadeira.
  • B I, II, III, IV, V e IV são verdadeiras.
  • C Apenas I e II são verdadeiras.
  • D Apenas III, IV e V são verdadeiras.

A harmonia é um elemento que faz parte da característica musical e que dá vida a todas as produções musicais. Assinalar a alternativa que define a harmonia musical:

  • A É um elemento que não faz parte da música, e sim da dança.
  • B Combinação de todos os sons vocais e instrumentos tocados em tempos diferentes.
  • C Combinação de todos os sons vocais e instrumentos tocados ao mesmo tempo.
  • D São os sons não combinados dentro da música.