Questões de Tonalidade (Música)

Limpar Busca

No campo dos estudos sobre som e música, o conceito de "paisagem sonora" (soundscape) foi introduzido para descrever a interação entre sons e os ambientes onde eles ocorrem, envolvendo aspectos culturais, naturais e urbanos. Esse conceito enfatiza como os sons são percebidos e vivenciados, formando uma espécie de "ecologia acústica". Qual das alternativas a seguir melhor define e exemplifica o conceito de "paisagem sonora"?

  • A O conjunto de práticas musicais e sonoras associadas a uma cultura específica, como os cânticos tribais que preservam memórias ancestrais.
  • B A organização harmônica e melódica de uma composição musical, como nas sinfonias de Beethoven, que expressam emoções humanas de forma universal.
  • C A análise técnica das frequências e intensidades sonoras em um espaço acústico, como nas medições de estúdios de gravação profissional.
  • D A experiência auditiva completa de um espaço, incluindo elementos musicais, sons naturais e ruídos humanos, e sua influência na percepção do ambiente.
  • E Os sons produzidos por ambientes naturais, como o canto dos pássaros e o som das ondas do mar, em contraste com ruídos urbanos.

Qual dos elementos musicais a seguir é responsável por permitir que se distingam sons produzidos por diferentes instrumentos, mesmo quando tocam a mesma nota e na mesma altura?

  • A Timbre.
  • B Harmonia.
  • C Ritmo.
  • D Escala.

Assinale a alternativa que corresponde corretamente à tonalidade que a melodia 1 foi escrita.

  • A Mi menor – forma harmônica
  • B Mi menor – forma melódica
  • C Mi menor – forma mista
  • D Fá sustenido maior
  • E Sol maior

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando a melodia 2.

( ) A melodia está escrita na tonalidade de Sol Maior.
( ) A melodia dada corresponde à música Samba Le Lê.
( ) A unidade de tempo indicada pela fórmula de compasso é a semínima.
( ) Para ser tocada em uníssono por uma flauta doce soprano e um trompete, a melodia deve ser transposta dois tons acima.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • F
  • B V • F • V • F
  • C V • F • F • V
  • D F • V • V • F
  • E F • F • V • V

A melodia 2, escrita para flauta doce soprano, foi escolhida por uma professora de música para ser trabalhada com sua turma de alunos. No entanto, em sua turma, a professora tem estudantes que tocam flauta doce contralto.
Para que a música possa ser executada também pelos alunos que tocam flauta contralto, a melodia 2 deverá:

  • A Ser escrita um tom abaixo, para soar em uníssono com a flauta soprano.
  • B Ser escrita quatro tons acima, para soar em uníssono com a flauta soprano.
  • C Manter a mesma tonalidade e irá soar uma oitava acima da flauta soprano.
  • D Manter a mesma tonalidade e irá soar na mesma oitava que a flauta soprano.
  • E Manter a mesma tonalidade e irá soar uma oitava abaixo da flauta soprano.