Leia o fragmento de texto a seguir.
Muitos dos produtos que habitam as bem-dispostas prateleiras dos supermercados, vieram sabe-se lá de onde: Taiwan, Cingapura, Itália, Portugal, China. Hoje, ainda que não para todos, é possível comprar coisas pela TV ou, ainda, nos shoppings virtuais que estão na Internet. Ainda assim, convivem na mesma cidade, a feira de domingo em que galinhas são pesadas à mão, os supermercados que têm fibra de leitura ótica, os camelôs que andam de porta em porta e os produtos que podemos adquirir pelo correio. Em uma diversidade assim, pensar o espaço tornou a tarefa complexa aos professores de Geografia.
(Sousa Neto, 2008, p. 48.)
O autor no fragmento chama atenção para o processo de produção do espaço na atualidade, que pode ser caracterizado por colocar em contato, ainda que de modo desigual
-
A a cidadania e o multiculturalismo, com destaque para a valorização dos territórios.
-
B o local e o global, com destaque para as interrelações entre um e outro, em escala mundial.
-
C os diferentes modos de vida, que são constituídos a partir da influência do meio sobre as culturas.
-
D as diferentes paisagens e economias, que se situam no contexto atual, em um processo crescente de diferenciação.