Questões de Gênero Épico ou Narrativo (Literatura)

Limpar Busca

Reveja um trecho do poema Trem de ferro, de Manuel Bandeira, reproduzido a seguir:

Café com pão Café com pão Café com pão Virge Maria que foi isto maquinista?
Agora sim Café com pão Agora sim Voa, fumaça Corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo Na fornalha Que eu preciso Muita força Muita força Muita força

Em relação aos efeitos sensoriais provocados pelo poema, é correto afirmar que

  • A a mimetização do barulho do trem vem acompanhada de um desfile visual.
  • B o som do trem serve para dar um ritmo animado ao poema.
  • C a composição alcança esse aspecto lúdico da sonoridade porque foi pensado para crianças.
  • D os versos curtos facilitam a leitura, mas geram igualmente morosidade de alcance das imagens.
A literatura de cordel é uma das mais ricas manifestações da cultura popular brasileira. Nela, a linguagem é o principal veículo de expressão e, por isso, é preciso que o cordelista seja um bom conhecedor das palavras e saiba como usá-las, pois, como ele mesmo diz, "o cordel é a voz do sertão". A linguagem do cordel é bastante peculiar, com um vocabulário que, em muitos casos, já não é mais utilizado no português falado no Brasil. (BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 15 out. 2023. Adaptado).

A peculiaridade da linguagem do cordel deve-se ao fato de o texto ser
  • A Um registro das histórias contadas no sertão, considerando as formas e presença de todos os grupos étnico-raciais na sociedade brasileira.
  • B Um resgate das tradições culturais do Nordeste, recriando o mundo através da palavra poética
  • C Um relato de experiências vividas pelo autor, desconsiderando inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes.
  • D Uma narrativa de fatos históricos.
  • E Uma descrição de aspectos da realidade social.

Na literatura e em outras artes, o diálogo nos permite descobrir as palavras, as ações, os pensamentos e as características de duas personagens que falam, o que, de certa forma enriquece o teor discursivo. A narração feita com a inserção do diálogo torna-se muito útil na construção da narrativa.
(MAIA, João Domingues. Literatura: textos & técnicas. Ática. São Paulo. Cap.14. P.232/3.) - (Adaptado)

Nesse contexto literário, tem-se que:
I.As vozes contidas nos diálogos ajudam a construir as personagens, dando-lhes vida e verossimilhança.
II.Os diálogos também são relevantes, pois dão leveza e fluidez ao texto.
III.As conversas entre os personagens ajudam a levar a narrativa para frente, contribuindo para dinamizar a narração.
IV.Os diálogos limitam-se a caracterizam a personagem enunciadora.
V.O diálogo é usado essencial e unicamente em textos romanescos focados no discurso indireto.

Marque a alternativa com a opção correta.

  • A Apenas I, III e V.
  • B Apenas I, II e III.
  • C Apenas I, II, IV e V.
  • D I, II, III, IV e V.
  • E Apenas II, III e IV.

______________é um dos maiores clássicos da literatura infantil brasileira. É um menino muito traquina que vive com uma panela na cabeça. As crianças vão se encantar com suas aventuras e sua turma de amigos.
Assinale a alternativa que completa a lacuna, acima.

  • A O pequeno planeta perdido.
  • B Marcelo, marmelo e martelo.
  • C O Menino Maluquinho.
  • D O Menino da Lua.
  • E Flicts.
Lygia Bojunga é uma autora de livros infantis e juvenis. Sua obra mais lida e famosa é:
  • A "A casa da madrinha"
  • B O sofá estampado.
  • C A Bolsa Amarela.
  • D "O meu amigo pintor "
  • E "Retratos de Carolina"