Questão 13 Comentada - Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) - Vestibular - UFGD (2024)

Tendo como referência que o poema é um gênero literário composto, principalmente, por versos, métrica, estrofes, rimas e ritmo, leia o texto I e o trecho do poema Tabacaria (texto II), de 1933, de autoria de Álvaro de Campos, heterônimo do poeta Fernando Pessoa.


TEXTO I


Como expressão linguística, um poema tende a organizar-se em frases ritmadas, com base na entonação, no número de sílabas, na distribuição mais ou menos regular, ou irregular, das sílabas acentuadas, constituindo-se desta maneira numa série de versos. [...] Na atividade poética formal de construção de um poema, exploram-se as possibilidades da linguagem em geral e da língua específica, em particular: a) no material sonoro; b) nas palavras; c) nas associações de ideias; d) nas construções frasais, utilizando-se o ritmo, a harmonia imitativa, a rima, a assonância, a aliteração, as figuras de palavras, as figuras de pensamento, as figuras de sintaxe [...].


Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/poema. Acesso em: 01 jul. 2024.


TEXTO II


Tabacaria


[...] Mas um homem entrou na Tabacaria (para comprar tabaco?)

E a realidade plausível cai de repente em cima de mim.

Semiergo-me enérgico, convencido, humano,

E vou tencionar escrever estes versos em que digo o contrário.


Acendo um cigarro ao pensar em escrevê-los

E saboreio no cigarro a libertação de todos os pensamentos.

Sigo o fumo como uma rota própria,

E gozo, num momento sensitivo e competente,

A libertação de todas as especulações

E a consciência de que a metafísica é uma consequência de estar mal disposto.


Depois deito-me para trás na cadeira

E continuo fumando.

Enquanto o Destino mo conceder, continuarei fumando.


(Se eu casasse com a filha da minha lavadeira

Talvez fosse feliz.)

Visto isto, levanto-me da cadeira. Vou à janela.


O homem saiu da Tabacaria (metendo troco na algibeira das calças?).

Ah, conheço-o; é o Esteves sem metafísica.

(O Dono da Tabacaria chegou à porta.)

Como por um instinto divino o Esteves voltou-se e viu-me.

Acenou-me adeus, gritei-lhe Adeus ó Esteves!, e o universo

Reconstruiu-se-me sem ideal nem esperança, e o Dono da Tabacaria sorriu.


Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/163. Acesso em: 01 jul. 2024 (fragmento).



Assinale a alternativa correta a respeito dos elementos estruturais e simbólicos que constituem o poema Tabacaria.

  • A O aspecto sonoro das palavras compõe a essência do formato octossílabo (versos com oito sílabas poéticas) devido às estrofes simples, com versos que possuem a mesma medida. Isso faz com que Tabacaria seja um poema romântico que inscreve um ritmo frenético, coerente ao atual contexto futurista.
  • B A sensação de sucesso e de conquista em meio à problemática vivenciada pelo eu-lírico é a principal temática do poema, pois as construções frasais, a assonância e a aliteração em Tabacaria formam rimas emparelhadas, cujo esquema linguístico é formado entre o 1º e o 2º versos e o 3º e o 4º versos.
  • C Tabacaria se assemelha a um poema épico moderno, com versos livres, rimas alternadas (esquema formado entre versos pares e ímpares) e com a presença de heróis que, simbolicamente, combatem a miserável condição do eu-lírico, que vê a felicidade como uma hipótese possível.
  • D Em Tabacaria, Campos propõe uma dissociação de ideias de ordem pessimista, elencando a obsessão e a alegria como formas de o sujeito encarar sua vida. Tal temática é descrita em um poema curto (formato haicai), constituído por três versos (terceto), rimas internas e estrofes compostas (versos sem rigor métrico).
  • E Em termos de formato, Tabacaria é um poema livre (sem estrutura fixa ou métrica) composto por versos sem rimas. Essencialmente, Campos narrativiza a poesia, a partir da descrição do espaço e das situações, abordando temas como: o sonho e a realidade, o nada e o absurdo, a felicidade e a derrota, etc.