Questões de Filosofia (Filosofia)

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Leia o texto abaixo.


“De fato, deve haver alguma realidade natural (uma só ou mais de uma), da qual derivam todas as outras coisas, enquanto ela continua a existir sem mudança. Todavia, esses filósofos não são unânimes quanto ao número e à espécie desse princípio. Tales, iniciador desse tipo de filosofia, diz que o princípio é a água (por isso afirma também que a terra flutua sobre a água), certamente, tirando esta convicção da constatação de que o alimento de todas as coisas é úmido, e da constatação de que até o calor se gera do úmido e vive no úmido”.

Aristóteles, Metafísica.


Segundo o texto, Tales é o “iniciador desse tipo de filosofia”, pois ele

  • A inaugura a filosofia pré-socrática, cujos pensadores colocam a água como o princípio de tudo.
  • B funda a filosofia naturalista grega, ao estabelecer a água como arché de todas as coisas.
  • C unifica as contradições pré-socráticas acerca do número e espécie do princípio de toda a realidade.
  • D cria a filosofia da natureza fundada na lógica, no método e no estudo da experiência sensível.
  • E funda a filosofia da natureza, baseada na eterna mudança, ao observar as várias formas e funções que a água pode ter.

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“[…] não exigirei que um sistema seja suscetível de ser dado como válido, de uma vez por todas em sentido positivo; exigirei, porém, que sua forma lógica seja tal que se torne possível validá-lo através de recurso a provas empíricas, em sentido negativo: deve ser possível refutar, pela experiência, um sistema científico empírico”.

Popper, A lógica da pesquisa científica.


O critério de demarcação da ciência na Filosofia de Popper pode ser compreendido como:

  • A a possibilidade de uma teoria ser, a partir de suas proposições, contraposta por outra.
  • B a fragilidade que as proposições indutivas de uma teoria possuem perante a verificação experimental.
  • C o grau de incerteza presente na teoria de modo que, quanto maior ele for, mais consistente será a comprovação de suas proposições.
  • D o modo como uma teoria conserva sua consistência, apesar das contradições entre proposições indutivas e dedutivas.
  • E a possibilidade de uma teoria ser contestada através do método experimental.

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[...] Reza a lenda que, ao avaliar a sua carreira científica, Isaac Newton teria dito certa vez: "Tenho a impressão de ter sido uma criança a brincar à beira-mar, divertindo-me a descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continuou misterioso diante dos meus olhos” [...].

Disponível em: <http://www.ccvalg.pt/astronomia/historia/isaac_newton.htm>. Acesso em: 10 fev. 2016. Fragmento.


Com base nesse texto, infere-se, da fala de Isaac Newton, que suas teorias científicas tiveram início com

  • A a comprovação científica.
  • B a comprovação matemática.
  • C a observação da realidade.
  • D o experimento comprovado.
  • E o receio frente à verdade.
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“Não é demais destacar que, na ótica da LDB, os conhecimentos de Filosofia e Sociologia são justificados como 'necessários ao exercício da cidadania' [...]. Com os demais componentes da Educação Básica, devem contribuir para uma das finalidades do Ensino Médio, que é a de 'aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico' [...]”. Parecer CNE/CEB: 38/2006.
De acordo com o contexto atual da legislação educacional brasileira, podemos afirmar que a Filosofia
  • A passou a ser, recentemente, um conhecimento obrigatório em todas as etapas da educação básica, inclusive no Ensino Médio.
  • B ainda hoje, é disciplina obrigatória no Ensino Médio de escolas públicas, e facultativa para a mesma etapa nas escolas privadas.
  • C passou a ser, mais recentemente, considerada disciplina obrigatória no Ensino Médio de todas as escolas públicas e privadas.
  • D passou, muito recentemente, de conhecimento obrigatório para conteúdo transversal obrigatório, tendo a ética como conteúdo central.
  • E desde 2008, assumiu a condição de disciplina obrigatória nos ensinos Fundamental e Médio das escolas públicas.
No homem surgiu a necessidade de conhecer, o conhecimento é uma relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto. Existem diferentes tipos de conhecimento, por exemplo: o popular, o religioso, o filosófico e o científico. Todos eles apresentam algumas características que os definem. Qual característica é somente encontrada no conhecimento científico e é a chave para a pesquisa científica? 
  • A Racionalidade.
  • B Sistematização
  • C Exatidão.
  • D Empirismo.