Questões de Ensino para Alunos Cegos (Braille)

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Entre os recursos e equipamentos que podem ser utilizados por um estudante cego, assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos.

( ) Reglete e punção.
( ) DOSVOX, NVDA e Talkback.
( ) Fonte ampliada (18) e superampliada (24).
( ) Óculos OrCam.
( ) Óculos de realidade virtual.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F - F - V - V - F.
  • B V - F - F - V - V.
  • C V - V - F - F - V.
  • D F - V - F - V - F.
  • E V - V - F - V - F.

Conforme o documento “Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual” (2007), são sinais ou sintomas físicos característicos e condutas frequentes de alunos com baixa visão os abaixo citados, EXCETO:

  • A Inclinação da cabeça para enxergar.
  • B Intolerância à luz.
  • C Hábito de esfregar os olhos.
  • D Preferência por ambientes muito iluminados.
  • E Tropeçar ou esbarrar em móveis com frequência.

De acordo com Sampaio et al (2010), para alunos com baixa visão, o aumento da quantidade de imagens no material didático é um obstáculo que precisa ser enfrentado pelo professor, que deverá encontrar formas de torná-la acessível.

Com base nesses autores, para que o livro se torne acessível, tem-se como sugestão:

  • A os tons pastéis podem ser usados nas ilustrações e estas podem ter detalhes, se o papel tiver brilho, e devem ser explicadas oralmente ao aluno.
  • B não substituir com texto escrito as imagens consideradas sem contexto e evitar textos explicativos dessas imagens, pois nem todas devem ser descritas.
  • C as imagens podem conter mais de um elemento, desde que estejam em dois planos ou em terceira dimensão para funcionar como noção de perspectiva.
  • D cada ilustração deve conter apenas um elemento significativo do texto, que não deve ser repetido em outras páginas a fim de evitar fadiga visual e desinteresse.
  • E usar papel com brilho e cores contrastantes saturadas nas imagens, que podem ser em dois planos para realçá-las e diferenciá-las do texto escrito.

Para Lima (2018), o “comportamento visual de uma pessoa expressa a habilidade visual global e resulta da interação de diferentes funções visuais que garantem o pleno desempenho visual”.

Nessa concepção, as habilidades de distinguir diferentes sombreamentos/nuances e de detectar a diferença de brilho (luminância) entre duas superfícies adjacentes dizem respeito, respectivamente, às funções visuais de

  • A adaptação visual e sensibilidade ao contraste.
  • B adaptação visual e visão de cores.
  • C visão de cores e adaptação visual.
  • D visão de cores e sensibilidade ao contraste.
  • E sensibilidade ao contraste e adaptação visual.

Com base na Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – Lei n° 13.146/2015, art. 3° , uma lupa manual que permite o posicionamento adequado para o uso eficiente da visão e um sintetizador de voz que possibilita a leitura de um texto são exemplos, respectivamente, de

  • A adaptações razoáveis e comunicação.
  • B adaptações razoáveis e acessibilidade.
  • C desenho universal e tecnologia assistiva
  • D tecnologia assistiva e adaptações razoáveis.
  • E tecnologia assistiva e comunicação.