Questão 55 Comentada - SEDUC-SP - Professor de Educação Básica II Educação Especial (Deficiência Visual) - VUNESP (2025)

De acordo com Sampaio et al (2010), para alunos com baixa visão, o aumento da quantidade de imagens no material didático é um obstáculo que precisa ser enfrentado pelo professor, que deverá encontrar formas de torná-la acessível.

Com base nesses autores, para que o livro se torne acessível, tem-se como sugestão:

  • A os tons pastéis podem ser usados nas ilustrações e estas podem ter detalhes, se o papel tiver brilho, e devem ser explicadas oralmente ao aluno.
  • B não substituir com texto escrito as imagens consideradas sem contexto e evitar textos explicativos dessas imagens, pois nem todas devem ser descritas.
  • C as imagens podem conter mais de um elemento, desde que estejam em dois planos ou em terceira dimensão para funcionar como noção de perspectiva.
  • D cada ilustração deve conter apenas um elemento significativo do texto, que não deve ser repetido em outras páginas a fim de evitar fadiga visual e desinteresse.
  • E usar papel com brilho e cores contrastantes saturadas nas imagens, que podem ser em dois planos para realçá-las e diferenciá-las do texto escrito.