Questões de A Experimentação no Ensino de Ciências (Ciências)

Limpar Busca

Diferentes métodos e estratégias fazem-se necessárias para o melhor desempenho do processo ensino-aprendizagem, realizando a ligação do que é abordado em sala de aula, às vivências do aluno e os avanços tecnológicos. Existem práticas que podem ser grandes aliadas no momento de apresentar um assunto novo, reforçá-lo ou torná-lo mais atrativo aos alunos. Diante do contexto, marque a alternativa correta em relação ao conceito descrito.

  • A Práxis docente passiva.
  • B Avaliação do ensino-aprendizagem.
  • C Desenvolvimento individual do aluno.
  • D Exposição subjetiva do conteúdo.
  • E Atividades práticas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A observação direta ou indireta de diferentes ambientes, a identificação de seus componentes e de algumas relações entre eles, bem como a investigação de como o homem se relaciona com tais ambientes, impedem os alunos de desenvolver uma noção e a diferenciação de ambiente natural e ambiente construído. Os seres vivos destacam-se entre os componentes dos ambientes, estudando-se suas características e hábitos – alimentação, reprodução, locomoção – em relação ao ambiente em que vivem. II. As atividades escolares de ensino de ciências devem criar condições para que os educandos possam desenvolver a capacidade de compreender a natureza como um todo dinâmico, não sendo o ser humano parte integrante e nem agente de transformações do mundo em que vive. III. As atividades escolares de ensino de Ciências devem criar condições para que os educandos possam desenvolver a capacidade de compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.

Karl Popper, filósofo que contribuiu para o estudo dos alicerces teóricos da ciência, a define como hipotética e provisória. Ele usava, em seu fazer, o método de tentativas de eliminação de erros denominado

  • A de método indutivo.
  • B de uso de inferências.
  • C de método hipotético-dedutivo.
  • D de experimentação controlada.
  • E de falseabilidade da ciência.