Questões de Economia Brasileira Contemporânea (Economia)

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“O real começou a circular em 1° de julho de 1994, mas para entender seu sucesso é necessário voltar para 1993, quando o plano começou a ser desenhado. Após anos de inflação descontrolada e várias tentativas fracassadas para conter a alta de preços, o Ministério da Fazenda montou uma equipe para pensar em formas de acabar com a superinflação brasileira — o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu 2.477,15% em 1993. O grupo elaborou um plano de estabilização inovador, que foi implementado de forma gradual e que não focou apenas na mudança do padrão monetário (Gremaud, 2007)." Sobre o Plano Real é INCORRETO afirmar:

  • A O ajuste fiscal visava equacionar o desequilíbrio orçamentário para os próximos anos e impedir que decorressem pressões inflacionarias.
  • B O Plano Real dividiu o ataque ao processo inflacionário em três fases: ajuste fiscal, indexação completa da economia pela Unidade Real de Valor - URV e da reforma monetária pela transformação da URV em reais.
  • C A politica pós plano tentaria controlar a demanda e desestimular processos especulativos, mantendo-se as taxas de juros elevadas.
  • D O Plano Real partiu do diagnostico de que a inflação brasileira possuía um forte caráter inercial.
  • E Um fator importante do plano para romper com os processos de repasse foi a desvalorização da taxa de cambio.

“Sinto-me tentado a afirmar que essa crise não se assemelha a nada que tenhamos visto antes. Porém, eu seria mais exato se afirmasse que ela se parece com qualquer outra que já presenciamos em diferentes épocas (Krugman, 2009).” Sobre a crise de 2008, conhecida como subprime, podemos afirmar que teve como causa:

  • A A queda dos pregos das commodities.
  • B Alta do petróleo.
  • C A especulação imobiliária nos Estados Unidos.
  • D a grande depressão.
  • E A crise asiática.
NÃO está entre os objetivos fundamentais do Programa Nacional de Desestatização:
  • A reordenar a posição estratégica do Estado na economia, transferindo à iniciativa privada atividades indevidamente exploradas pelo setor público.
  • B permitir a retomada de investimentos nas empresas e atividades que vierem a ser mantidas sob o cuidado direto da administração pública.
  • C contribuir para a reestruturação econômica do setor público, especialmente através da melhoria do perfil e da redução da dívida pública líquida.
  • D permitir que a Administração Pública concentre seus esforços nas atividades em que a presença do Estado seja fundamental para a consecução das prioridades nacionais.

“No plano econômico, o período de 1973-84 marca o auge e o esgotamento do modelo de crescimento vigente no país desde os anos de 1950, isto é, do modelo de industrialização por substituição de importações (ISI), comandada pelo Estado (através de investimentos e crédito públicos) e fortemente apoiada no endividamento externo.”
(Trecho adaptado de Economia Brasileira Contemporânea: 1945-2010, p. 74. Giambiagi et al. 2ª edição)

Em relação ao cenário externo desse período, pode-se dizer que:

  • A foi caracterizado por relativa estabilidade.
  • B foi caracterizado por diversos choques, entre eles, o fim do padrão-ouro.
  • C foi caracterizado por diversos choques, entre eles, dois aumentos abruptos nos preços internacionais do petróleo e a elevação dos juros norte-americanos.
  • D foi caracterizado por diversos choques, entre eles, a crise cambial do Sistema Monetário Europeu.

“A adoção de políticas distributivas mais ousadas sempre foi ponto central do programa do PT. Desde a campanha presidencial de 2002, o partido vinha defendendo a implementação imediata de um programa de erradicação da pobreza extrema, sob o rótulo de Fome Zero. Depois de um período inicial de indefinição, em que se chegou a contemplar o desafio logístico de assegurar distribuição física de alimentos a famílias carentes país afora, o Fome Zero evoluiu rapidamente para o Bolsa Família, um programa mais abrangente de transferência de renda, resultante, em boa medida, da unificação, em outubro de 2003, de programas mais específicos criados no governo anterior.”

(Ordem do Progresso: dois séculos de política econômica no Brasil, p. 369. Vários autores. 2ª edição)

Como consequência dessa e de outras políticas redistributivas adotadas nos dois mandatos do presidente Lula, podem ser citados:

  • A o aumento da concentração de renda e uma queda da pobreza.
  • B a queda acentuada da desigualdade e da pobreza.
  • C um quadro de estagflação.
  • D um forte crescimento da economia acompanhado por um aumento da inflação.