Questões de Diagrama de Classes (Engenharia de Software) Página 2

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Considere um tipo de visibilidade que pode ser usado em um método de objeto de uma classe P para permitir acesso nas seguintes situações:

(i) quando uma classe Q estender da classe P; e (ii) quando uma classe R faz parte do mesmo pacote da classe P.

Assim, tanto objetos do tipo da classe Q como da classe R poderão acessar o método que está na classe P.
Na situação descrita, o tipo de visibilidade a ser usado é o

  • A static
  • B public
  • C private
  • D package
  • E protected

Considere que uma classe P possui nela uma propriedade de objeto que guarda a instância de uma classe Q.
Nesse caso, o tipo de relacionamento entre as classes P e Q que deve ser modelado em um diagrama de classe da UML é o relacionamento de

  • A associação.
  • B herança de interface.
  • C herança entre classes.
  • D dependência, em que P depende de Q.
  • E dependência, em que Q depende de P.

No diagrama de classes da UML, as classes podem se associar por meio de herança, composição, agregação e dependência. Tome-se como base o diagrama de classes abaixo.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Nesse diagrama, a associação correta entre as classes “A” e “B” representa 

  • A agregação.
  • B composição.
  • C dependência.
  • D herança.
A Unified Modeling Language™ (UML®) é uma linguagem de modelagem visual padrão para os analistas de negócios, arquitetos de software e desenvolvedores, empregada para descrever, especificar, projetar e documentar processos de negócios novos ou existentes, estrutura e comportamento de artefatos de sistemas de software. Sobre diagramas UML, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Diagrama de Estados: usado para representar o comportamento de um objeto em diferentes estados e as transições entre esses estados.
( ) Diagrama de Sequência: empregado para mostrar a sequência de interações entre objetos ou atores ao longo do tempo, geralmente em resposta a um evento específico.
( ) Diagrama de Classes: amplamente utilizado para representar a estrutura estática de um sistema orientado a objetos; mostra as classes do sistema, seus atributos, métodos e relacionamentos entre elas.
( ) Diagrama de Casos de Uso: usado para representar a interação entre atores e casos de uso, mostrando como os usuários interagem com o sistema e quais funcionalidades o sistema oferece para os atores.
A sequência está correta em
  • A V, V, V, V.
  • B V, V, F, F.
  • C F, F, V, V.
  • D F, F, F, F.

A UML (Unified Modeling Language) 2.0 define regras para a formação dos diagramas de classe e de objetos, sobre os quais é correto afirmar que

  • A no diagrama de objetos, o formato para a representação do nome de um objeto é nome-da-classe<>nome-do-objeto.
  • B o diagrama de classes apresenta um único compartimento contendo nome e descrição da finalidade da classe.
  • C o diagrama de classes possui os compartimentos de nome, descrição e associação.
  • D não se representa multiplicidade em um diagrama de objetos.
  • E a representação de um diagrama de objetos possui três compartimentos.