Sendo a surdez uma privação sensorial, que interfere diretamente na comunicação, alterando a qualidade da relação que o indivíduo estabelece com o meio, ela pode ter sérias implicações para o desenvolvimento de uma criança, conforme o grau da perda auditiva que a mesma apresenta. Sobre a relação entre o grau da Surdez e o desenvolvimento infantil, é correto afirmar:
-
A Surdez severa: a criança terá dificuldades em adquirir a fala e linguagem espontaneamente; poderá adquirir vocabulário do contexto familiar; existe a necessidade do uso de aparelho de amplificação e acompanhamento especializado.
-
B Surdez leve: a criança é capaz de perceber os sons da fala; adquire e desenvolve a linguagem oral espontaneamente; o problema geralmente é tardiamente descoberto; em todos os casos necessita de aparelho de amplificação.
-
C Surdez moderada: a criança pode demorar um pouco para desenvolver a fala e linguagem; apresenta alterações articulatórias (trocas na fala) mas percebe todos os sons com clareza, tendo apenas dificuldade em perceber a fala em ambientes ruidosos; não apresenta dificuldade no aprendizado da leitura e escrita.
-
D Surdez profunda: a criança dificilmente desenvolverá a linguagem oral espontaneamente; auditivamente não responde nem a sons muito intensos como: bombas, trovão, motor de carro e avião; raramente utiliza a leitura orofacial; necessita fazer uso de aparelho de amplificação e/ou implante coclear, bem como de acompanhamento especializado.