Responda à questão com base no seguinte texto:
PIB de SC cresce 6,9% em 12 meses até março
O Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina cresceu 6,9% nos 12 meses encerrados em março de 2025, segundo estimativa da Secretaria de Estado do Planejamento. O desempenho estadual também foi confirmado pelo Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), do Banco Central, que apontou alta de 6,7%, a maior entre as 13 principais economias estaduais do país, superando Paraná (6,5%) e Pará (5,1%).
O crescimento catarinense foi impulsionado especialmente pela indústria, que avançou 8% no período, com destaque para a indústria de transformação, que cresceu 9,4%. O setor de serviços registrou elevação de 6%, sustentado pela recuperação econômica e pelo maior dinamismo da indústria e do comércio. A agropecuária também contribuiu positivamente, revertendo a queda da safra anterior. A agricultura apresentou crescimento de 17,8% no índice quantum, com aumento na produção de soja, milho, arroz, feijão, fumo e cebola, favorecida pelo clima e pela ampliação da área plantada. A pecuária também cresceu. No primeiro trimestre de 2025 avançou 2,2% frente ao mesmo período de 2024. A produção de frangos cresceu 2,2% e a de suínos, 0,90%.
Enquanto a projeção do PIB nacional para 2025, segundo a pesquisa Focus do Banco Central, é de 2,2%, o ritmo da economia catarinense indica uma variação significativamente superior.
Adaptado de: NSC Total.
Ao final do texto, estabelece-se uma comparação entre o desempenho estadual e as projeções nacionais para o ano de 2025. Com base nisso, é correto afirmar que:
- A O crescimento catarinense depende exclusivamente da manutenção das estimativas do PIB nacional.
- B A economia de Santa Catarina deve apresentar variação inferior à do PIB nacional.
- C Apesar do crescimento atual, as estimativas apontam para uma desaceleração da economia catarinense em 2025.
- D A expectativa de crescimento do PIB nacional é significativamente inferior ao desempenho observado em Santa Catarina.