Questões de Custeio: Por Absorção, Direto (ou Variável), ABC (Contabilidade de Custos)

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Considerando ideias relacionadas à contabilidade de custos, leia as afirmativas abaixo:

I. O método de custeio por absorção aloca custos fixos e variáveis aos produtos.
II. A análise de custo-volume-lucro descarta a segmentação de despesas variáveis, focando apenas no faturamento total.
III. O custeio baseado em atividades (ABC) busca rastrear custos indiretos a processos específicos.
IV.A contabilidade de custos prescinde de ajustes gerenciais, pois se restringe a normas legais de balanço.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A II e IV, apenas.
  • B I, II e IV, apenas.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D I e III, apenas.

Uma entidade do setor público usa o método ABC para os seus custos.
Esse método parte da premissa de que

  • A os insumos são consumidos pelas atividades, de modo que os bens e serviços surgem como consequência das atividades.
  • B todo critério de rateio é subjetivo, de modo que alternativas objetivas para a distribuição dos custos devem ser buscadas.
  • C todos os custos, fixos ou variáveis, diretos ou indiretos, devem ser alocados aos centros de custos do que se deseja mensurar.
  • D a identificação dos custos como fixos e variáveis, o controle e avaliação podem ser facilitados quando considerada a relação entre os custos e o volume de produção.
  • E os custos variáveis são passíveis de maior controle pelos gestores, uma vez que estão associados a unidades de medida física que determinam sua valoração.

O Custeio ou método ABC é determinado por meio dos gastos que são gerados pelas atividades realizadas por um negócio. Desse modo, ele faz o rateio dos custos de cada etapa das operações, depois de verificar como se relacionam e influenciam o consumo de recursos.

  • Certo
  • Errado

Quanto à apuração de custos no setor público, julgue o item a seguir.


No custeio variável, são apropriados como custos de fabricação os custos fixos e variáveis, diretos e indiretos, sendo as despesas variáveis levadas para o resultado do período.

  • Certo
  • Errado
A Secretaria Municipal de Obras enviou para o Chefe do Poder Executivo as seguintes necessidades:

➢ Despesas com pessoal R$ 1.250.000,00 ➢ Material de consumo R$ 300.000,00 ➢ Aquisição de um veículo R$ 450.000,00 ➢ Serviços terceirizados R$ 700.000,00 ➢ Aquisição de materiais permanentes R$ 200.000,00

Com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar que o valor necessário para Despesas de Custeio era de:
  • A R$ 1.250.000,00.
  • B R$ 1.550.000,00.
  • C R$ 2.250.000,00.
  • D R$ 2.450.000,00.