Questões de Conciliação e Mediação (Psicologia)

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Segundo H. Zehr, na obra Justiça Restaurativa (2012), essa modalidade de aplicação da justiça

  • A prevê o encontro face a face entre vítima e ofensor como única forma de promover a responsabilização pelo crime cometido.
  • B identifica os termos sociedade e comunidade, uma vez que um delito atinge a todos, de forma direta ou indireta.
  • C não reconhece a necessidade de autoridades externas e decisões cogentes para a aplicação da justiça em sentido amplo.
  • D tem em seu cerne a intenção de trazer justiça para aqueles que de alguma forma transgridam os códigos de conduta de uma dada comunidade.
  • E tem tentado se concentrar nas microcomunidades mais diretamente afetadas pelas ofensas.

Durante uma prática de Justiça Restaurativa, foi realizado um círculo restaurativo envolvendo um adolescente, que havia cometido vandalismo em uma escola, o diretor da instituição e representantes da comunidade local. Durante o círculo, o adolescente reconheceu sua responsabilidade, explicou os motivos de sua ação e concordou em reparar os danos causados, incluindo ajudar na pintura das áreas danificadas e participar de atividades comunitárias. Com base nos princípios descritos por Howard Zehr na obra Justiça restaurativa (2012), o objetivo principal desse processo é

  • A permitir que as partes envolvidas expressem suas necessidades e participem da solução para reparar o dano e restaurar as relações.
  • B criar um registro legal que possa ser utilizado futuramente para monitorar o comportamento do adolescente.
  • C reforçar a autoridade da escola ao estabelecer regras claras e inquestionáveis para o comportamento dos alunos.
  • D promover a reintegração do adolescente por meio de ações simbólicas, sem exigir uma reparação prática ou responsabilidade direta.
  • E garantir que o adolescente receba uma punição exemplar para evitar futuras infrações.

A mediação, como uma das formas de solucionar conflitos, é um processo no qual o mediador auxilia os envolvidos na resolução de um problema, conduzindo para um acordo aceito pelas partes, as quais se comprometem na manutenção do que foi estabelecido. Além da habilidade para o diálogo e comunicação, também são características do mediador: imparcialidade, escuta, postura ética e

  • A alteridade.
  • B capacidade de convencimento.
  • C garantia de sigilo.
  • D autonomia de decisão.
  • E perseverança.

O apoio e o incentivo às práticas de resolução pacífica de conflitos que envolvam violência contra a criança e o adolescente está entre as principais ações preventivas definidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O paradigma da mediação questiona o modelo tradicional de resolução de conflitos, favorecendo novas práticas educativas baseadas em uma cultura da justiça, da paz e do diálogo. O processo de mediação implica a revisão das relações interpessoais e sociais, incidindo sobre a situação, as pessoas e o conjunto da sociedade, na medida em que segue um modelo

  • A compensatório.
  • B substantivo.
  • C flexível.
  • D transformativo.
  • E complementar.

Com relação à mediação e à conciliação é correto afirmar que

  • A os métodos de autocomposição são formas rápidas de resolver conflitos, necessitando de apresentação de provas e documentos para que o juiz possa decidir equanimemente a solução da disputa.
  • B na conciliação, o terceiro facilitador da conversa interfere de forma mais direta no litígio e pode chegar a sugerir opções de solução para o conflito; já na mediação, o mediador facilita o diálogo entre as pessoas para que elas proponham as próprias soluções.
  • C a conciliação é um método de resolução de disputas no qual um terceiro elemento neutro promove a comunicação entre as diferentes organizações envolvidas, enquanto a mediação é mais diretiva, com sugestões de caminhos e solução para o conflito.
  • D nos conflitos subjetivos, nos quais exista relação entre os envolvidos ou desejo de que tal relacionamento perdure, indica-se a conciliação, enquanto nos conflitos objetivos, mais superficiais, nos quais não existe relacionamento duradouro entre os envolvidos, aconselha-se o uso da mediação.
  • E se as pessoas não chegarem a um acordo, o juiz pode obrigar a composição pois, ao acionarem o Judiciário, as partes concordam com as regras de funcionamento desse mecanismo de resolução alternativa de litígios.