Questões de Código de Ética Odontológica (Odontologia)

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O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas. Sobre as entrevistas e palestras públicas, é permitido ao profissional inscrito:

  • A Realizar palestras em escolas, empresas ou quaisquer entidades que tenham como objetivo a divulgação de serviços profissionais e interesses particulares, diversos da orientação e educação social quanto aos assuntos odontológicos.
  • B Distribuir material publicitário e oferecer brindes, prêmios, benefícios ou vantagens ao público leigo, em palestras realizadas em escolas, empresas ou quaisquer entidades, com finalidade de angariar clientela ou aliciamento.
  • C Utilizar-se de meios de comunicação para conceder entrevistas ou palestras públicas sobre assuntos odontológicos de sua atribuição, com finalidade de esclarecimento e educação no interesse da coletividade, sem que haja autopromoção ou sensacionalismo, preservando sempre o decoro da profissão.
  • D Realizar diagnóstico ou procedimentos odontológicos em escolas, empresas ou outras entidades, anunciando seu endereço profissional, endereço eletrônico e telefone.
  • E Aliciar pacientes, aproveitando-se do acesso às escolas, empresas e demais entidades.

Segundo o Código de Ética Odontológica, capítulo XVI, que trata do anúncio, da propaganda e da publicidade, art. 41, a comunicação e a divulgação em Odontologia obedecerão ao disposto neste Código, cujo texto recomenda: aos técnicos em prótese dentária, técnicos em saúde bucal, auxiliares de prótese dentária, bem como aos laboratórios de prótese dentária, com exceção dos ___________________, serão permitidas propagandas em revistas, jornais ou catálogos especializados, desde que dirigidos aos cirurgiões-dentistas, e acompanhados do nome do profissional ou do laboratório, do seu responsável técnico e do número de inscrição no Conselho Regional de Odontologia. Ou seja, esses profissionais não permitem propaganda em revistas, jornais, etc.


Assine a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 

  • A técnicos em saúde bucal
  • B proteicos.
  • C auxiliares em saúde bucal
  • D laboratórios e clínicas dentárias
  • E técnicos em prótese dentária

Em conformidade com o Código de Ética Odontológica, e observados os seus preceitos, a publicidade, a propaganda e os anúncios poderão ser feitos:

  • A Em qualquer meio de comunicação.
  • B Em qualquer meio de comunicação, exceto as mídias digitais.
  • C Somente na mídia impressa.
  • D Somente na mídia impressa, no rádio e na televisão.

De acordo com a Resolução CFO nº 118/2012 (Código de Ética Odontológica), julgue o item subsequente.

As infrações éticas podem ser classificadas como de manifesta gravidade, implicando aplicação de penalidade mais grave, sem obedecer à gradação das penas previstas no Código de Ética.

  • Certo
  • Errado

De acordo com a Resolução CFO nº 118/2012 (Código de Ética Odontológica), julgue o item subsequente.

Suponha‑se que um cirurgião‑dentista, durante uma consulta, intencionalmente exagerou em um diagnóstico e propôs um tratamento desnecessário a seu paciente. Nesse caso, é correto afirmar que o referido cirurgião‑dentista cometeu, ao menos, duas infrações éticas.

  • Certo
  • Errado