Questões de COBIT (Governança de TI) Página 2

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Acerca de governança e gestão de TI, julgue o item a seguir.


No COBIT 2019, equilibrar os custos e benefícios do gerenciamento do risco corporativo relacionado a tecnologia da informação é tratado como objetivo de processo, enquanto, no ITIL 4, a prática de gerenciamento de riscos visa a garantir que a organização realize o tratamento eficaz dos riscos.

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Acerca de governança e gestão de TI, julgue o item que se segue.


O COBIT 2019 enfatiza a governança e a gestão de informações e tecnologias corporativas, e foca na criação de valor para as partes interessadas, ao alinhar os objetivos de TI com os objetivos estratégicos do negócio.

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Acerca de governança e gestão de TI, julgue o item a seguir.


O gerenciamento de projeto, em linhas gerais, visa a garantir que os projetos de uma organização sejam entregues de acordo com as expectativas dos stakeholders; como se encontra no nível estratégico da governança de TI, é tratado, no COBIT 2019, como processo, mas não há prática diretamente afeta no ITIL 4, uma vez que esse último está voltado para a gestão de serviços.

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Acerca de governança e gestão de TI, julgue o item a seguir.


O gerenciamento do conhecimento é tratado tanto no ITIL 4 quanto no COBIT 2019: no primeiro, como prática que visa a manter e aprimorar o uso conveniente da informação no âmbito de uma organização; no segundo, como processo que visa a fornecer o conhecimento para apoiar o gerenciamento da TI corporativa nas tomadas de decisões.

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A equipe de Analistas de uma Prefeitura Municipal implementou um novo sistema de gerenciamento eletrônico de documentos para melhorar a eficiência dos processos internos e a transparência no atendimento ao cidadão. Após a implementação, foi identificado que várias unidades administrativas utilizavam padrões diferentes para nomear e arquivar os documentos, dificultando o acesso às informações e ao controle centralizado. Com base no COBIT 2019, a ação alinhada aos princípios de governança e gestão para resolver o problema identificado é

  • A realizar treinamentos sobre a operação do sistema com todos os servidores, destacando os benefícios do novo sistema para aumentar a adesão.
  • B atualizar os contratos com os fornecedores do sistema para incluir cláusulas de suporte técnico mais rigorosas.
  • C estabelecer e implementar políticas e procedimentos padronizados para a classificação, nomeação e arquivamento de documentos, garantindo alinhamento com os objetivos organizacionais.
  • D delegar a cada unidade administrativa a responsabilidade de definir seus próprios padrões de arquivamento, respeitando as especificidades locais.
  • E contratar consultores externos para realizar auditorias periódicas do uso do sistema em cada unidade administrativa.