Questões de Banco de Dados (Noções de Informática) Página 1

Por meio do MS-Excel 2016, em sua configuração padrão, um usuário pode acessar dados de um banco de dados institucional como, por exemplo, o MS-SQLServer, permitindo realizar cálculos e visualizações com dados do banco de dados ao invés de dados da própria planilha.


A guia onde se encontra o recurso para acessar dados externos é

  • A Revisão.
  • B Transformação.
  • C Dados.
  • D Fórmulas.
  • E Externos.
Em um banco de dados relacional, o conjunto formado por um ou mais campos capazes de identificar unicamente uma tupla pertencente a uma tabela de dados, é conhecido como: 
  • A Chave estrangeira.
  • B Auto-relacionamento.
  • C Chave primária.
  • D Índice.

No processo de modelagem de banco de dados, uma das técnicas mais utilizadas é a diagramação do modelo Entidade - Relacionamento. Neste diagrama são representadas diversas informações úteis para a posterior implementação do banco de dados em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Analise as seguintes afirmações sobre o modelo Entidade - Relacionamento e marque a alternativa correta.


1. As entidades são representadas por retângulos e posteriormente serão implementadas no SGBD através de tabelas.

2. Os atributos são informações referentes às entidades e serão representados através de tuplas nas tabelas.

3. No diagrama Entidade - Relacionamento os chamados relacionamentos são representados através de losangos e criam sempre uma relação "um para um" entre duas entidades.

  • A As opções 1 e 2 estão corretas.
  • B Somente a opção 3 está correta.
  • C Todas as opções estão corretas.
  • D Somente a opção 1 está correta.
No Access, há um conjunto de seções predefinidas que podem ser utilizadas na definição de um relatório.

Considerando as seções para Cabeçalhos de página e relatório, Rodapés de página e relatório e Detalhe, assinale a opção que apresenta, no relatório produzido, a disposição física correta dessas seções.
  • A Cabeçalho de página – Cabeçalho de relatório –Detalhe – Rodapé de relatório – Rodapé de página.
  • B Cabeçalho de relatório – Cabeçalho de página – Detalhe – Rodapé de página – Rodapé de relatório.
  • C Cabeçalho de relatório – Rodapé de relatório – Cabeçalho de página – Rodapé de página – Detalhe.
  • D Cabeçalho de relatório – Cabeçalho de página – Rodapé de página – Rodapé de relatório – Detalhe.
  • E Detalhe – Cabeçalho de relatório – Cabeçalho de página – Rodapé de página – Rodapé de relatório.
Colunas de tabelas no MS Access podem armazenar diferentes tipos de dados. Assinale a opção que não faz parte dos tipos disponíveis.
  • A Chave primária.
  • B Memorando.
  • C Sim/Não.
  • D Texto.
  • E Moeda.