Questões de Balanced Scorecard na Administração Geral (Administração Geral)

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João é diretor de uma empresa que pretende adotar o balanced scorecard como ferramenta de apoio à gestão estratégica. Ele recebeu a incumbência de propor indicadores relativos à perspectiva financeira do balanced scorecard, nos temas estratégicos: “utilização dos ativos/estratégia de investimento”; “redução de custos/melhoria de produtividade”. João avalia que a empresa se encontra, em seu ciclo de vida, em fase de sustentação.
Considerando que a premissa de João esteja correta, seria um indicador adequado para cada um dos temas estratégicos apontados, respectivamente:

  • A índice de capital de giro; lucratividade por cliente;
  • B retorno sobre patrimônio líquido; receitas geradas por novos clientes;
  • C aumento da taxa de vendas por segmento; taxa de redução de custos;
  • D lucratividade por linhas de produto; custos indiretos por funcionário;
  • E taxa de utilização dos ativos; custos vs. custos dos concorrentes.

O Balanced Scorecard é uma ferramenta que busca equilibrar suas ações e balanceá-las sobre perspectivas que podem afetar o negócio da organização.

Da perspectiva dos processos internos, os objetivos estratégicos adotados pela organização são

  • A crescimento no negócio e participação no mercado.
  • B satisfação do cliente e crescimento nas vendas.
  • C melhoria da qualidade de fabricação e melhor eficiência.
  • D maior motivação do pessoal e aumento do treinamento.
  • E lucro operacional e crescimento do negócio.

Em relação a BSC (balanced scorecard), julgue o item seguinte.
Na perspectiva dos clientes, são identificados e mapeados os processos críticos organizacionais que causam o maior impacto na satisfação dos consumidores e na obtenção dos objetivos financeiros. 

  • Certo
  • Errado

O Balanced Scorecard (BSC) é um modelo de gestão estratégica criado por Robert Kaplan e David Norton e se baseia na visualização equilibrada de todas as métricas de negócio de uma organização, agrupadas em objetivos estratégicos, de acordo com a relação de causa e efeito entre elas. São perspectivas constantes nos mapas estratégicos do BSC, de acordo com a metodologia,

  • A Planejar, Fazer, Checar e Agir.
  • B Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.
  • C Financeira, Clientes, Aprendizado e Crescimento e Processos Internos.
  • D Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional.

Em relação a BSC (balanced scorecard), julgue o item seguinte.


O investimento em qualificação dos empregados (avaliado pela relação reais/empregado) é exemplo de indicador na perspectiva de aprendizado e crescimento organizacional. 

  • Certo
  • Errado