Questões de Balanced Scorecard na Administração Geral (Administração Geral)

Limpar Busca

O Plano de gestão estabelece as diretrizes para a gestão no quadriênio 2019-2023, é o documento que propõe um novo Mapa Estratégico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que resume os compromissos assumidos pela gestão, a saber: defesa da educação pública, gratuita e de qualidade como bem social estratégico; qualidade acadêmica, inclusão social e inserção na problemática regional; gestão transparente, participativa, eficiente e fundamentada na valorização das pessoas; e preparação contínua da UFRN para enfrentar os desafios do futuro.     O Mapa agrupa os desafios institucionais em três perspectivas inter-relacionadas: Sociedade, Desenvolvimento Acadêmico e Desenvolvimento Institucional.
UFRN. Pró-Reitoria de Planejamento. Planejamento Institucional: conceitos básicos de planejamento. Disponível em: <https://proplan.ufrn.br/pagina.php?alias=a_conc_bas_plan>.

O Balanced Scorecard (BSC) é um método de gestão da estratégia que se baseia na construção de um mapa estratégico contendo

  • A objetivos estratégicos desdobrados em indicadores, metas e iniciativas estratégicas.
  • B objetivos estratégicos, planos, projetos e programas.
  • C diagnósticos, ações, monitoramentos e avaliações.
  • D diagnósticos, planos, projetos e programas.

No processo de planejamento estratégico, um dos desafios é garantir que as estratégias formuladas sejam efetivamente implantadas e acompanhadas de maneira eficaz. Isso envolve a definição de indicadores e a disseminação das estratégias a todos os níveis da organização. Com base no processo descrito, qual é a função do BSC (Balanced Scorecard) no contexto da gestão estratégica?

  • A O BSC é uma ferramenta exclusiva para medir os resultados financeiros da organização, focando apenas no desempenho econômico.
  • B O BSC ajuda na formulação de estratégias, mas não tem impacto no acompanhamento ou na execução das metas estratégicas.
  • C O BSC é utilizado para avaliar o desempenho organizacional por meio de quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado, facilitando a implementação e o acompanhamento das estratégias.
  • D O BSC é uma ferramenta de medição exclusivamente voltada para a análise de indicadores de tendência, sem considerar resultados estratégicos.

O diretor de uma rede de academias está utilizando o Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de gestão estratégica. Considerando as quatro perspectivas dessa metodologia, assinale a opção que apresenta um objetivo relacionado à perspectiva de Aprendizado e Crescimento.

  • A Aumentar o lucro líquido em 15%.Aumentar o lucro líquido em 15%.
  • B Aumentar o ticket médio por aluno inscrito.
  • C Elevar o índice de satisfação dos clientes.
  • D Certificar 60% dos instrutores em primeiros socorros.
  • E Fortalecer a presença digital da marca.

O Balanced scorecard (BSC) é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e se baseia em quatro perspectivas básicas. Sobre a perspectiva dos processos internos, é correto afirmar.

  • A Envolve os indicadores e medidas que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retorno sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio.
  • B Analisa o negócio do ponto de vista da satisfação, participação no mercado, bem como valor agregado aos produtos/serviços.
  • C Inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção, o alinhamento com as demandas, a logística e a otimização dos fluxos.
  • D Considera as pessoas quanto a suas capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de Gestão Estratégica amplamente utilizada. Ele permite que organizações alinhem suas atividades às estratégias definidas. Sobre o BSC, marque a alternativa correta.

  • A Divide a estratégia organizacional em quatro perspectivas interligadas.
  • B Exige que todas as metas sejam de longo prazo, desconsiderando aspectos operacionais.
  • C Reduz a importância do aprendizado e crescimento dos colaboradores.
  • D É uma ferramenta obsoleta no contexto da administração pública.