Questões de Articulação entre os Conteúdos de Ciências e os Temas Transversais (Ciências)

Limpar Busca

O ensino de Ciências permite que sejam abordados e integrados diversos temas, tais como, as questões sociais, o ambiente, a saúde, a orientação sexual, a ética e a pluralidade cultural. Dessa forma, como é possível que o ensino de Ciências consiga atingir o objetivo de ser uma ciência transformadora da realidade do aluno? Julgue os itens que se seguem como (V) verdadeiros ou (F) falsos.
I.(__)Destaca-se a contextualização a partir de temas sociais e situações reais que transversalmente estejam articuladas aos conceitos científicos. II.(__)A ciência como promotora do conhecimento científico desarticulada das questões sociais e políticas. III.(__)O eixo norteador da política pedagógica da arte de ensinar Ciências deve ser contemplada com o professor como figura principal e exclusivo do processo de ensino-aprendizagem.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A I.F, II.V, III.V.
  • B I.V, II.V, III.V.
  • C I.V, II.F, III.V.
  • D I.V, II.F, III.F.

Sobre o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, analisar a sentença abaixo:
Os estudantes se interessam com facilidade pelos objetos celestes, muito por conta da exploração e valorização dessa temática pelos meios de comunicação, brinquedos, desenhos animados e livros infantis (1ª parte). As características dos seres vivos são trabalhadas a partir das ideias, representações, disposições emocionais e afetivas que os alunos trazem para a escola. Esses saberes dos alunos vão sendo organizados a partir de observações orientadas, com ênfase na compreensão dos seres vivos do entorno, como também dos elos nutricionais que se estabelecem entre eles no ambiente natural (2ª parte). As crianças já se envolvem com uma série de objetos, materiais e fenômenos em sua vivência diária e na relação com o entorno. Tais experiências são o ponto de partida para possibilitar a construção das primeiras noções sobre os materiais, seus usos e suas propriedades, bem como sobre suas interações com luz, som, calor, eletricidade e umidade, entre outros elementos (3ª parte).
A sentença está:

  • A Totalmente correta
  • B Correta somente em suas 1ª e 2ª partes.
  • C Correta somente em suas 1ª e 3ª partes.
  • D Correta somente em suas 2ª e 3ª partes
  • E Totalmente incorreta

Com relação às Ciências Naturais e a Tecnologia, considere a alternativa incorreta:

  • A Ciência e Tecnologia são heranças culturais; conhecimento e recriação da natureza.
  • B Ao lado da mitologia, das artes e da linguagem, a tecnologia é um traço fundamental do desenvolvimento humano.
  • C Atualmente, em meio à industrialização intensa e à urbanização concentrada, também potenciada pelos conhecimentos científicos e tecnológicos, conta-se com a pílula anticoncepcional, com a sofisticação da medicina científica das tomografias computadorizadas e com a enorme difusão da teleinformática.
  • D As Ciências Naturais, em seu conjunto, incluindo inúmeros ramos da Astronomia, da Biologia, da Física, da Química e das Geociências, estudam diferentes conjuntos de fenômenos naturais e geram representações do mundo ao buscar compreensão sobre o Universo, o espaço, o tempo, a matéria, o ser humano, a vida, seus processos e transformações.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais para os terceiro e quarto ciclos (1998), “é essencial considerar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, relacionado a suas experiências, sua idade, sua identidade cultural e social, e os diferentes significados e valores que as Ciências Naturais podem ter para eles, para que a aprendizagem seja significativa.” No ensino fundamental, os objetivos de Ciências Naturais devem ser elaborados para que o aluno possa desenvolver competências e capacidades que lhe permitam utilizar os conhecimentos de natureza científica e tecnológica, no seu cotidiano, como mecanismos para compreender o mundo e atuar mais efetivamente como indivíduo e como cidadão. Algumas destas capacidades são:
I. Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes. II. Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos, atitudes e valores desenvolvidos no aprendizado escolar. III. Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento. IV. Compreender a Ciência como um processo de construção de conhecimentos por meio de definições enciclopédicas e classificações memorizadas, a partir da observação direta dos fenômenos naturais ou tecnológicos.
São capacidades que o aluno deve ter desenvolvido ao final do ensino fundamental: Marque a alternativa CORRETA.

  • A I, II, III.
  • B I, II, IV.
  • C I, III, IV.
  • D II,III,IV.

O conceito de “pulsação” costuma ser utilizado como medida em diferentes áreas do conhecimento. O conceito de pulsação utilizado com correção e propriedade, em artes (I) e ciências (II), respectivamente, corresponde a:

  • A I. Movimento corporal que compõe diferentes estilos de dança. II. Processo de inspiração pulmonar iniciado nas fossas nasais.
  • B I. O tempo da música utilizado para fazer uma comparação da duração das notas e dos silêncios. II. Ciclo de movimentos de expansão e relaxamento das artérias do corpo.
  • C I. Capacidade de propagação sonora a partir da intensidade de vibração do corpo/objeto. II. Parte dos membros superiores localizada entre a região das mãos e braços.
  • D I. Sequência de saltos e ou deslocamentos de afastamento do solo na expressão corporal. II. Movimento involuntário do intestino com o objetivo de empurrar o bolo alimentar.
  • E I. Ato de encantamento e Identificação frente a uma obra de arte. II. Deslocamento dos pulsos para movimentar as mãos.