Questões de Administração de Recursos Humanos (Gestão de Pessoas) Página 24

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São níveis desdobrados de análise do enfoque sistêmico em Administração de Recursos Humanos, EXCETO, o de comportamento

  • A social.
  • B organizacional.
  • C convencional.
  • D individual.

Características de personalidade influenciam as relações humanas nas organizações. A personalidade refere-se aos padrões de comportamento persistentes e duráveis de um indivíduo, expressados numa grande variedade de situações. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A Os traços associados ao fator introversão incluem ser sociável, agregado, assertivo e ativo.
  • B Uma pessoa afável é amigável e cooperativa. Ela possui traços de cortesia, confiabilidade, flexibilidade e tolerância.
  • C As pessoas que tem alta abertura para a experiência possuem intelectos subdesenvolvidos e os traços associados a esse fatos incluem a introspecção e acanhamento.
  • D Algumas pessoas tem disposição para arriscar em situações de perigo para conseguir emoções. Pessoas com esse perfil são danosas para as organizações.
  • E Pessoas com alto grau de conscientização tendem a procrastinar as tarefas complexas com regularidade, distribuindo-as aos outros membros do grupo.

A respeito das relações humanas no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A As pessoas, nas suas relações interpessoais, devem não só agir com fragilidade ao se expressar, mas também não devem impor limites em seus relacionamentos pessoais e profissionais.
  • B Os efeitos dos conflitos dos grupos de trabalho são sempre negativos. Os gestores devem lidar com eles com muita rapidez para evitar que se demonstrem com frequência.
  • C Relações abaladas entre funcionários que desempenham as mesmas funções são benéficas para a organização, uma vez que isto estimula o espírito competitivo dos empregados, gerando resultados mais positivos.
  • D O afrouxamento da cobrança de disciplina produz crescimento no grau de satisfação dos empregados, contribuindo para uma maior eficiência no trabalho.
  • E O relacionamento entre os funcionários é um dos aspectos mais importantes para a eficácia do trabalho em equipe, exigindo que seus membros tenham empatia, postura profissional participativa, capacidade de comunicação e respeito à individualidade do outro.
Na abordagem sistêmica da administração, a tendência que os sistemas têm no sentido do desequilíbrio e degradação é relacionada a:
  • A entropia
  • B ƒeedback
  • C cibernética
  • D homeostase
  • E negentropia

Considerando a evolução da gestão de recursos humanos, assinale a alternativa que corresponde à concepção das pessoas na Administração Estratégica de Recursos Humanos:

  • A Um ser social, necessitando de boas relações no trabalho.
  • B Um homem “economicus”, valendo a lei do menor esforço.
  • C Um indivíduo que deve corresponder às exigências legais e ao cargo para o qual foi contratado.
  • D Um trabalhador que busca acima de tudo o desenvolvimento de suas potencialidades individuais.
  • E Pessoa como fonte de competência e de recurso competitivo.