Questões de Acabamento e Arte Final (Design Gráfico)

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A técnica de encadernação artesanal japonesa é caracterizada

  • A pela costura visível na lateral do documento.
  • B pela utilização de cola quente para unir páginas.
  • C pela impressão em composição manual.
  • D pela produção em larga escala.
  • E por utilizar processos industriais sofisticados.

No design gráfico, a arte-final é o processo de preparação de um arquivo gráfico antes de ser enviado para a produção. Isso requer um conjunto de conhecimentos técnicos para que os projetos se materializem exatamente como foram pensados. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Para imprimir em gráfica offset, as cores utilizadas devem estar no padrão RGB.
II. As gráficas ajustam automaticamente a resolução das imagens para a qualidade desejada da produção final.
III. A sangria é importante para permitir que o conteúdo do design alcance as bordas da página e não correr o risco de pequenas variações na impressão deixarem margens brancas ao redor.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E II e III, apenas.
Quando falamos de materiais impressos, consequentemente, deve-se evidenciar acabamentos que eles precisam receber; seja verniz, plastificação, ou até mesmo um simples corte. A palavra “acabamento” é originária da antiga operação que consistia em colocar capas nos livros e brochuras manualmente (acapamento). O processo de acabamento utiliza equipamentos sofisticados, com grandes velocidades de processamento e, muitas vezes, com auxílio de equipamentos informatizados. Alguns necessitam de operações manuais, principalmente os de pequenas operações. O acabamento no qual o papel recebe uma marca em forma de sulco, sendo indicado para altas gramaturas se refere a: 
  • A Picote.
  • B Vinco.
  • C Sangria.
  • D Serrilha.
  • E Hot Stamping. 

Todas as cores apresentam aspectos que as identificam e definem sua aparência final, sendo:

  • A tom, saturação (ou croma) e matiz (ou brilho).
  • B matiz, sombra (ou brilho) e valor (ou tom).
  • C matiz, saturação (ou croma) e sombra (ou tom).
  • D matiz, saturação (ou croma) e valor (ou brilho).
  • E tom, sombra (ou brilho) e matiz (ou croma).

Para LÖBACH (1981), um bom design atende simultaneamente a funções práticas, estáticas e simbólicas.


Sobre as funções práticas, é correto afirmar que:

  • A são os aspectos psicológicos da percepção sensorial durante o uso.
  • B referem-se a todos os aspectos fisiológicos de uso do produto.
  • C são características espirituais e psíquicas do uso do produto.
  • D estão diretamente ligadas à emoção que o produto passa ao seu usuário.
  • E dizem respeito às práticas culturais e à memória patrimonial dos usuários.