Questões de Ergonomia e Usabilidade (Design Gráfico)

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No design digital, a responsividade refere-se

  • A à capacidade do design adaptar-se eficientemente a diversos dispositivos e tamanhos de tela.
  • B ao aumento da resolução das imagens sem considerar o layout geral.
  • C à inclusão excessiva de texto nos layouts digitais sem foco na legibilidade.
  • D à criação de animações complexas que podem comprometer a usabilidade.
  • E à uniformidade do design em dispositivos fixos sem adaptação necessária.

O(s) principal(is) fator(es) que influencia(m) o design editorial em ambientes digitais é (são)

  • A o tamanho da tela, a interatividade e a velocidade de carregamento.
  • B o conteúdo textual disponível.
  • C a quantidade de imagens utilizadas.
  • D a cor do fundo da página.
  • E a presença de anúncios publicitários.

O conceito de UX (User Experience), aplicado a conteúdos para a Web, refere-se a

  • A melhorar a experiência do usuário na interação com plataformas e conteúdos digitais.
  • B tornar o design mais colorido e atraente, independente do conceito vinculado ao conteúdo.
  • C garantir que o site funcione apenas em navegadores modernos.
  • D aumentar o número de animações em uma página visando a melhoria da experiência.
  • E facilitar o download de arquivos grandes.

No campo do design de experiência, qual das alternativas a seguir descreve corretamente a relação no contexto do design de interação?

  • A As experiências são moldadas por estímulos sensoriais, onde audição, visão e tato influenciam a percepção da aparência e usabilidade do produto. Com o avanço da tecnologia, o tato ganhou destaque, especialmente com interfaces touchscreen em dispositivos como iPhones e Microsoft Surface.
  • B O design de interação desconsidera o comportamento do usuário, pois se concentra em aspectos técnicos. Elementos visuais, como cores vibrantes, formas complexas e tipografias decorativas, são os únicos responsáveis pela satisfação do usuário e pelo sucesso do produto no mercado digital.
  • C O design de experiência é um conceito complexo, seu foco é apenas na estética visual e desconsidera a usabilidade ou a funcionalidade do produto que vai além de aspectos subjetivos e pode ser analisado apenas pelos estímulos sensoriais.
  • D A evolução da tecnologia reduziu a importância dos estímulos sensoriais na interação com dispositivos digitais, tornando a experiência do usuário cada vez mais dependente de comandos de voz e inteligência artificial.
  • E Interfaces digitais modernas priorizam apenas a funcionalidade técnica do produto, deixando de lado aspectos sensoriais como tato e audição, uma vez que a experiência do usuário é determinada pelo desempenho do software.

William Morris (1875) enfatiza a importância do design na experiência cotidiana ao afirmar que “Proporcionar satisfação às pessoas nas coisas que eles forçosamente devem usar é uma das grandes tarefas do design.”

Considerando essa perspectiva, qual das alternativas melhor traduz a relação entre design e funcionalidade?

  • A O design deve priorizar a dimensão estética, pois a funcionalidade dos objetos é uma preocupação restrita à engenharia e à ergonomia, não sendo uma responsabilidade central do designer.
  • B É a experiência satisfatória do usuário que decorre da síntese equilibrada entre forma e função, permitindo que objetos de uso cotidiano aliem eficiência, conforto e apelo estético.
  • C A necessidade de utilização de determinados objetos torna secundária a preocupação com a experiência do usuário, uma vez que a obrigatoriedade do uso independe de considerações ergonômicas ou visuais.
  • D O design deve concentrar-se no atendimento de requisitos técnicos e produtivos, sem necessariamente contemplar a dimensão subjetiva e sensorial da interação humana com os objetos.
  • E A principal função do design é garantir a padronização visual e estrutural dos artefatos, minimizando variações estéticas que possam comprometer a adaptação do usuário a diferentes produtos.