Questões de A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil (Pedagogia)

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Falar de espaços e organização na Educação Infantil, também está ligado à autonomia, às interações e às brincadeiras, garantindo os seis direitos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses ambientes devem estimular a curiosidade, a criatividade e o desenvolvimento das crianças. Precisam ser ambientes:

  • A Limpos e cheios de elementos.
  • B Organizados e atrativos.
  • C Cheios de objetos e cartazes.
  • D Cuidados e ricos em jogos e objetos.

Sobre a organização da rotina na educação infantil, qual das alternativas apresenta a melhor prática para garantir o bem-estar e o desenvolvimento das crianças?

  • A Priorizar apenas atividades educativas, reduzindo o tempo de brincadeiras e descanso.
  • B Estabelecer uma rotina equilibrada, com momentos de acolhimento, aprendizado, brincadeira e descanso.
  • C Evitar a definição de uma rotina, permitindo que as atividades ocorram de forma aleatória.
  • D Manter uma rotina rígida, sem adaptações às necessidades do grupo.

Para alcançar seus objetivos, as propostas pedagógicas na educação infantil precisam incluir condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, entre outros, o(a):

  • A Fragmentação da educação, tratando o cuidado como algo dissociável do processo educativo.
  • B Divisibilidade das dimensões afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.
  • C Reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma e diferentes idades.
  • D Imobilidade e a restrição dos movimentos das crianças, limitando-as às salas de aula e à instituição.

A organização do espaço na creche deve ser um elemento importante a ser pensado e incluído no planejamento, para ofertar um ambiente propício e facilitador dos processos de ensino e de aprendizagem. Sobre este aspecto da organização espacial das e nas creches, marque a alternativa CORRETA.

  • A Na maioria dos países, as salas nas creches comportam crianças agrupadas por idade, sendo muito criticado o sistema de organização que coloca crianças de idades diferentes na mesma sala, sob os cuidados de duas educadoras. A ideia é que um grupo de faixa etária variada apresente disparidades que não facilitariam a interação e a realização das atividades pedagógicas para todos ao mesmo tempo.
  • B A manutenção da organização e limpeza dos espaços coletivos e da sala de aula não deve envolver crianças, visto que pode gerar uma agitação desnecessária e acabar utilizando o tempo de aula para um fim que não é pedagógico.
  • C Organizar materiais de ensino e brinquedos em caixas fechadas, com categorias nominadas e com acesso apenas aos professores, facilita a manutenção da ordem, maior cuidado para evitar possíveis perdas e divisão correta de materiais, tanto nos momentos livres como de atividade direcionada.
  • D Alguns teóricos da aprendizagem versaram sobre a importância da estruturação e planejamento do espaço para favorecer o desenvolvimento infantil, como Maria Montessori, que destacou a importância dos equipamentos, materiais e mobiliários, propostos por esta teórica para convidar a criança à ação, ao movimento e à brincadeira.
  • E Quanto à mudança na organização dos espaços chamados de cantos (de livros, de papéis, de fantasias), voltados tanto para brincar livremente quanto de forma dirigida, recomenda-se o reposicionamento periódico, para garantir a limpeza, bem como desenvolver autonomia.

Existem diferentes teóricos que embasam a organização do espaço escolar. De modo geral, a maioria converge para a importância do cuidado com esse tema. Em termos da organização do espaço escolar, entre as alternativas, assinalar a prática mais adequada.

  • A O ambiente deve ser flexível e passar por modificações constantes por parte das produções artísticas dos professores e monitores da escola.
  • B O ambiente, em uma abordagem de Reggio Emilia, é responsivo às necessidades docentes, pois eles são os protagonistas na construção do conhecimento.
  • C Os objetos, os materiais e as estruturas na escola devem ser vistos como elementos passivos, não sendo capazes de condicionar ou ser condicionados pelos estudantes.
  • D O ambiente escolar deve ser um espaço que reflete as vidas pessoais dos estudantes, a história da sua escola, as muitas camadas de cultura e um nexo de escolhas planejada.