Questões de A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil (Pedagogia)

Limpar Busca

Existem diferentes teóricos que embasam a organização do espaço escolar. De modo geral, a maioria converge para a importância do cuidado com esse tema. Em termos da organização do espaço escolar, entre as alternativas, assinalar a prática mais adequada.

  • A O ambiente deve ser flexível e passar por modificações constantes por parte das produções artísticas dos professores e monitores da escola.
  • B O ambiente, em uma abordagem de Reggio Emilia, é responsivo às necessidades docentes, pois eles são os protagonistas na construção do conhecimento.
  • C Os objetos, os materiais e as estruturas na escola devem ser vistos como elementos passivos, não sendo capazes de condicionar ou ser condicionados pelos estudantes.
  • D O ambiente escolar deve ser um espaço que reflete as vidas pessoais dos estudantes, a história da sua escola, as muitas camadas de cultura e um nexo de escolhas planejada.

A organização do tempo e do espaço na Educação Infantil deve:

  • A Priorizar um ambiente rígido e estruturado, com horários fixos e pouca flexibilidade para brincadeiras.
  • B Basear-se em uma rotina completamente livre, sem planejamento ou direcionamento pedagógico.
  • C Seguir a estrutura do Ensino Fundamental, com tempo majoritariamente dedicado a atividades dirigidas e exercícios formais.
  • D Respeitar as necessidades da criança, proporcionando espaços diversificados que incentivem a exploração e a aprendizagem significativa.

Sobre a rotina na educação infantil, assinalar a alternativa CORRETA.

  • A Deve ser rígida e inflexível para que os alunos se sintam seguros.
  • B Implica regras que estabelecem limites.
  • C Seu único ponto negativo é o enfraquecimento na autonomia da criança.
  • D Para ter rotina, é necessário desconsiderar o ritmo biológico e a necessidade individual de cada criança.

Em relação à adaptação das crianças em espaços escolares e sociais como um todo, podemos definir como CORRETO:

  • A Não é da responsabilidade da escola, por meio de seus pares, prover os cuidados necessários ao processo de adaptação das crianças.
  • B Há que se rever as questões de adaptação de crianças em espaços escolares e outros, porque a responsabilidade deve ser focada apenas na família, evitando maiores interações entre família e escola, em específico.
  • C Junto ao processo de adaptação, é necessário prover condições em que família e escola estejam em consonância com as demandas de crianças, no sentido de viabilizar as melhores condições de atendimento e formação das mesmas.
  • D Não é possível adaptar crianças em espaços escolares e sociais, isso depende quase que exclusivamente da própria criança, não devendo ter intervenção das equipes que atuam.
  • E A adaptação escolar e em espaços sociais como um todo não deve constituir espaço de preocupação das equipes das escolas como um todo.

A organização dos tempos, dos espaços e dos materiais na Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças. Qual alternativa apresenta princípios que orientam essa organização de maneira coerente com uma prática pedagógica que respeite a infância e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

  • A Priorização de espaços com tecnologia avançada, com materiais predominantemente digitais e atividades estruturadas por horários rígidos.
  • B Organização do ambiente baseada na flexibilidade e no protagonismo infantil, oferecendo materiais diversificados que estimulam a curiosidade e a criatividade.
  • C Criação de espaços minimalistas com o uso exclusivo de materiais padronizados, garantindo controle total das atividades pelo professor.
  • D Estabelecimento de tempos fixos para atividades repetitivas e planejadas, com a centralização das decisões na figura do docente.
  • E Adaptação de espaços ao padrão industrial, com foco em eficiência e produtividade, oferecendo materiais prontos que reduzem a interferência das crianças.