Questões de A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil (Pedagogia)

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As tendências pedagógicas alternativas na Educação Infantil consistem na aplicação de vários formatos de aprendizagem, como forma de estimular mais de uma área de interesse da criança. Alguns exemplos são: Aprendizagem baseada em projetos; Sala de aula invertida; Aprendizagem baseada em problemas. 

  • Certo
  • Errado

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A didática na Educação Infantil, na perspectiva do ensino desenvolvente, pressupõe o ensino como uma atividade fundamental, orientada para o desenvolvimento de possibilidades de aprendizagens das crianças. 

  • Certo
  • Errado
Na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver. Diante do exposto, assinale a alternativa correta. 
  • A Conviver; Brincar; Participar; Explorar; Expressar; Conhecer-se
  • B Desenvolver; Brincar; Conviver; Assegurar, Comunicar-se, Divertir-se
  • C Interagir, Explorar, Brincar, Desenvolver-se, Socializar-se, Conviver
  • D Brincar, Expressar-se, Desenvolver, Explorar, Conviver, Sentir

Relacione os conceitos básicos relativos à higiene de ambientes e pessoas às respectivas definições: 
1. Assepsia
2. Antissepsia
3. Esterilização
4. Desinfecção 
(   ) Eliminação de micro-organismos patogênicos, mas não necessariamente de todos, em objetos inanimados.
(   ) Processo pelo qual todos os microrganismos são destruídos através de métodos físicos ou químicos.
(   ) Aplicação de agentes químicos em tecidos vivos para reduzir a possibilidade de infecção, sepse ou putrefação.
(   ) Conjunto de medidas adotadas para prevenir a introdução de microrganismos em um local ou tecido. 
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. 

  • A 1 – 3 – 2 – 4.
  • B 1 – 4 – 2 – 3.
  • C 4 – 2 – 3 – 1.
  • D 2 – 4 – 3 – 1.
  • E 4 – 3 – 2 – 1.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010), o atendimento em creches e pré-escolas como direito social das crianças se afirma na Constituição de 1988, com o reconhecimento da educação infantil como dever do Estado com a educação. Considerando a concepção da educação infantil, sobre a matrícula e faixa etária, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A A frequência na educação infantil é pré-requisito para a matrícula no ensino fundamental.
  • B As vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças.
  • C As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na educação infantil.
  • D É obrigatória a matrícula na educação infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.