Questões de A Metafísica de Aristóteles (Filosofia)

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Sobre a Metafísica, ou a Filosofia Primeira, diz Aristóteles: “Todas as outras ciências serão mais necessárias que esta, mas nenhuma lhe será superior”.
Nesse trecho, tal afirmação refere-se à questão de que

  • A a mente humana é incapaz de conhecer os princípios últimos da realidade.
  • B a visão a respeito dos saberes é eurocêntrica e colonialista.
  • C o comportamento do mundo sublunar e o do mundo supralunar são distintos.
  • D o discurso mítico e o discurso teórico apresentam equivalência.
  • E os saberes teóricos ou contemplativos têm primazia sobre os saberes práticos ou utilitários.

Na obra Metafísica, Aristóteles pretendeu delimitar e empreender um saber que, por sua proeminência sobre os demais, ele chamou de “filosofia primeira”.
O objeto desse saber é o(a)

  • A belo na obra de arte e seus efeitos sobre a alma humana.
  • B ser enquanto ser e suas propriedades.
  • C ação humana e suas hierarquias de valor.
  • D religião grega, suas crenças e práticas.
  • E organização da sociedade e as melhores formas de governo.

“[...] as chamadas ‘cinco vias’ da prova da existência de Deus estão baseadas na Metafísica, de Aristóteles, na qual ele explica o movimento do mundo pela existência necessária de uma causa primeira, que é o Primeiro Motor Imóvel. Tomás de Aquino retoma esse tema na Suma Teológica” (Aranha; Martins, 2016). Segundo as autoras, são vias dos argumentos racionais de Tomás de Aquino, EXCETO:

  • A O movimento.
  • B A personificação do inconsciente.
  • C A causa eficiente.
  • D A contingência e a necessidade.
  • E Os graus de perfeição.

Aristóteles agrupava pensadores como Heráclito e Empédocles não por terem pensado antes de Sócrates, mas por terem pensado

  • A a physis.
  • B o hypokeimenon.
  • C a eudaimonia.
  • D o apeiron.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a lógica aristotélica.
( ) É instrumental, ou seja, o instrumento do pensamento e da linguagem para pensar e dizer corretamente a fim de verificar a correção do que está sendo pensado e dito. ( ) É formal, isto é, não se ocupa com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento, mas apenas com a forma pura e geral dos pensamentos, expressos por meio de hipóteses. ( ) É normativa, pois fornece princípios, lei, regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro. ( ) É parcial, pois a experimentação necessita da complementariedade da racionalização, instrumento indispensável para alcançar a verdade e o conhecimento científico. ( ) É geral e temporal, ou seja, as formas do pensamento, seus princípios e suas leis não dependem do tempo e do lugar, nem das pessoas e circunstâncias, mas são universais, necessárias e imutáveis.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • F • V
  • B V • F • V • V • F
  • C V • F • F • V • V
  • D F • V • V • V • V
  • E F • V • F • V • V