Questões de A Autonomia Universitária Frente às Contradições Sociais (Pedagogia)

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Ao conceituar de autonomia universitária Chaui (2003, p. 24) define que “A autonomia é entendida em três sentidos principais: a) como autonomia institucional ou de políticas acadêmicas (autonomia em relação aos governos); b) como autonomia intelectual (autonomia em relação a credos religiosos, partidos políticos, ideologia estatal, imposições empresariais e financeiras); c) como autonomia da gestão financeira que lhe permita destinar os recursos segundo as necessidades regionais e locais da docência e da pesquisa”.
Fonte: Chaui, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação [online]. 2003, n. 24 [Acessado 15 Setembro 2022] , pp. 5-15.
A partir da definição dos três sentidos principais da autonomia universitária em Chaui é INCORRETO afirmar que:

  • A O uso dos recursos financeiros é atrelado a gestão da universidade.
  • B A autonomia intelectual pressupões liberdade para ensinar e pesquisar.
  • C As universidades brasileiras não possuem autonomia.
  • D As políticas acadêmicas permitem a organização da oferta dos cursos de graduação.
  • E A autonomia universitária permite a autogestão da instituição.

Ao conceituar de autonomia universitária Chaui (2003, p. 24) define que “A autonomia é entendida em três sentidos principais: a) como autonomia institucional ou de políticas acadêmicas (autonomia em relação aos governos); b) como autonomia intelectual (autonomia em relação a credos religiosos, partidos políticos, ideologia estatal, imposições empresariais e financeiras); c) como autonomia da gestão financeira que lhe permita destinar os recursos segundo as necessidades regionais e locais da docência e da pesquisa”.
Fonte: Chaui, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação [online]. 2003, n. 24 [Acessado 15 Setembro 2022] , pp. 5-15.
A partir da definição dos três sentidos principais da autonomia universitária em Chaui é INCORRETO afirmar que:

  • A O uso dos recursos financeiros é atrelado a gestão da universidade.
  • B A autonomia intelectual pressupões liberdade para ensinar e pesquisar.
  • C As universidades brasileiras não possuem autonomia.
  • D As políticas acadêmicas permitem a organização da oferta dos cursos de graduação.
  • E A autonomia universitária permite a autogestão da instituição.

Com base no texto 'PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA', leia as afirmativas a seguir:


I. A teoria de Saviani coloca em evidência a importância da escola ao sugerir que ela tem o papel de garantir os conteúdos que permitam aos alunos compreender e participar da sociedade de forma crítica, superando a visão de senso comum. Ou seja, há uma preocupação com o desenvolvimento intelectual, cultural e de raciocínio do aluno.

II. Teórico fundador da Pedagogia Histórico-Crítica, Demerval Saviani propôs, conforme anuncia o texto, uma metodologia ativa do conhecimento uma sistematização dos saberes historicamente construídos, bem como a inclusão em que o educando é assujeitado, isto é, recebe o conhecimento enquanto o professor se torna um mediador.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Com base no texto 'PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA', leia as afirmativas a seguir:


I. O acesso à norma culta da Língua Portuguesa, a fim de que o aluno tenha condições de ler os clássicos, é um dos diversos tipos de conteúdos necessários para o educando entrar em outro patamar, alcançar outros degraus, como sugere o teórico.

II. O educador Saviani corrobora com a ideia de que existem muitas teorias relacionadas à educação e os docentes já não sabem mais qual devem seguir. Sendo assim, não se deve misturá-las.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
As questões de aprendizagem estão assentadas em estratégias de ensino e o seu uso adequado assenta-se naquele que aprende, não no que ensina. Logo os métodos de ensino utilizados na Educação Superior têm por objetivo
  • A proporcionar um conjunto de procedimentos de aprendizagem a serem empregados meticulosamente a fim de atingir resultados precisos nesse processo.
  • B estimular os caminhos dos acadêmicos no processo de aprendizagem de competências para o mercado de trabalho.
  • C promover a dialética do conhecimento, construindo um processo dinâmico entre conhecimento empírico e conhecimento científico.
  • D transformar as medidas educativas em preceitos motivacionais para atingir as expectativas dos estudantes.
  • E aprimorar a abordagem docente, para que o professor alcance os resultados esperados nas avalições aplicadas.