Resumo de Português - Texto expositivo

O texto expositivo é o modelo de discurso que tem como principal finalidade transmitir uma mensagem de forma evidente. Para isso, deve ser prático, didático, preciso e convincente. Quanto mais compreensível e com mais elementos que facilitam a compreensão do leitor, melhor.

São exemplos de texto expositivo: artigos científicos, conceito das palavras, reportagens. Em cada um deles é preciso apresentar os dados sobre o conteúdo, identificar a origem e sentido do estudo ou significado, fornecer informações suficientes para que o leitor possa interpretar os dados.

Quem escreve um texto expositivo não precisa ser um especialista na área, com ressalvas para alguns textos de divulgação científica, mas é importante que esteja atento aos critérios que caracterizam esse gênero textual.

Além das já conhecidas coesão e coerência, é muito importante que o texto expositivo seja bem fundamentado, obedeça uma ordem sequencial de argumentação e apresentação dos fatos ou hipóteses, que não faça juízo de valor, não seja prolixo mas que promova o esclarecimento necessário para quem vai fazer a leitura.  

Exemplos de Texto Expositivo

  • Significado de Palavras

Bola

1 – Objeto redondo ou oval, geralmente feito de borracha, couro ou material semelhante, cheio de ar, com que se podem praticar vários esportes como o handebol, basquetebol, futebol, hóquei, rugby, etc. (O seu tamanho depende da modalidade a que se destina).

2- Qualquer objeto de formato arredondado.

3- (Informal) Futebol (ex: foram ver a bola rolando).

4 – (Informal) Cabeça; juízo.

A palavra bola é um substantivo feminino. Pode-se observar que ela possui variações e sentidos diferentes, mas seu  significado é único. E, para tornar clara a informação, quem fez o texto para conceituá-la deixou evidente em primeiro lugar sua definição (exposição descritiva).

Já nos demais tópicos pontuou (ordem sequencial) em que outras situações ou em quais condições esse substantivo é utilizado. Além de trazer exemplos para tornar mais claro a interpretação.  

  • Notícia

“Incêndio atinge barbearia no bairro Imbuí em Salvador

Um incêndio atingiu uma barbearia localizada no bairro Imbuí, em Salvador, na tarde de terça-feira (23). Ninguém ficou ferido.De acordo com as informações do proprietário do estabelecimento, que fica na Rua João José Rescala, as chamas iniciaram por volta das 15h15, na área em que ficam armazenados os produtos de cabelo.

Os clientes que estavam esperando o atendimento foram os primeiros a sentir o cheiro de fumaça. O dono da barbearia, que prefere não se identificar, foi procurar de que lugar o odor poderia estar saindo. Quando abriu a porta do espaço onde fica o estoque de materiais, viu as chamas.

Ainda não há detalhes das causas do incêndio, mas o dono da barbearia acredita que a causa pode ter sido um curto-circuito. Os clientes tentaram conter o fogo por um tempo, mas por segurança resolveram aguardar os bombeiros que chegaram 15 minutos depois de acionados e apagaram as chamas.

O fogo foi contido por volta das 16h30, mesmo assim as pessoas que passavam pela rua podiam sentir que o local ainda estava quente e o cheiro muito forte. Além de perder o material estocado, o proprietário também perdeu alguns instrumentos de trabalho com cadeiras, secadores e tesouras. Agora ele aguarda as investigações para descobrir a causa do incêndio.”

Essa não é uma notícia verídica, ela apenas foi construída para que seja possível identificar os elementos do texto expositivo. Vamos elencá-los:

O primeiro elemento é o título:

“Incêndio atinge barbearia do bairro do Imbuí em Salvador”

O título é claro? Sim
Quem lê o título consegue saber do que se trata? Sim
O título traz a informação principal para o leitor? Sim

Ao longo da narrativa podemos observar outros elementos:

O texto traz informações gerais sobre o acontecimento? O que aconteceu? Como aconteceu? Onde? Por quê? Quem sofreu ou praticou a ação? Sim

O texto foi construído de forma objetiva? Sim

O texto tem coesão e coerência? Sim

O texto segue uma ordem sequencial de narração dos fatos? Sim

O texto faz juízo de valor? Não

O texto consegue expor o episódio de forma clara? Sim

Dessa forma, ele pode ser considerado como um texto expositivo.

Elementos do Texto Expositivo

Em um texto expositivo três elementos principais determinam como se dá a comunicação: o emissor, o receptor e a relação estabelecida por eles.

  • O emissor (quem escreve, fala ou se comunica de outra forma) –  tem que conhecer bem o tema exposto, isso é vital para que a transmissão seja objetiva e compreensível.
  • O receptor (ou destinatário) – pode ser alguém que não sabe nada sobre o assunto ou que tem algum conhecimento sobre ele. A partir do seu conhecimento sobre o tema, pode concordar ou não com as informações, fazer acréscimos e principalmente absorver o conteúdo.
  • A relação –  essencial para que a informação chegue de forma eficiente. O emissor deve conhecer previamente o seu receptor e buscar adequar a mensagem. Dessa forma ele pode adaptar as informações para o nível que aquele destinatário precisa.

 

Estruturas 

As informações são organizadas por parágrafos de diversas formas.

  • Estrutura dedutiva

 A ideia principal está no começo do texto e, na continuação, ela é desenvolvida. Vamos tomar como exemplo o primeiro parágrafo da notícia do incêndio.

“Um incêndio atingiu uma barbearia localizada no bairro Imbuí, em Salvador, na tarde de terça-feira (23). Ninguém ficou ferido.

De acordo com as informações do proprietário do estabelecimento, que fica na Rua João José Rescala, as chamas iniciaram por volta das 15h15, na área em que ficam armazenados os produtos de cabelo.”

Nesse caso, a informação principal, que é o incêndio, já está no começo da frase. Para entender como aconteceu, o receptor deve ler toda a notícia.

  • Estrutura indutiva

Aqui a ideia principal é exposta no fim do parágrafo.

“As chamas iniciaram por volta das 15h15 na área em que ficam armazenados os produtos de cabelo.  De acordo com as informações do proprietário do estabelecimento, que fica na Rua João José Rescala, ninguém ficou ferido durante um incêndio que atingiu uma barbearia localizada no bairro Imbuí em salvador na terça-feira (23).”

A parte principal explica as anteriores.

  • Estrutura paralela

Nessa organização, o parágrafo é formado com uma sucessão de ideias que não são subordinadas.

“Um incêndio atingiu uma barbearia localizada no bairro Imbuí, em Salvador. No entanto ninguém ficou ferido. Mesmo assim, as chamas que iniciaram por volta das 15h15 atingiu a área em que ficam armazenados os produtos de cabelo. O estabelecimento ficava localizado na Rua João José Rescala em Salvador.”

 

Voltar

Questões