O texto dissertativo é construído através de uma opinião a respeito de um determinado assunto. Para que o autor consiga explicar o seu ponto de vista ele utiliza de argumentos lógicos.
O texto dissertativo é um dos mais solicitados em provas de vestibular, concurso público, entrevista de emprego
, etc. Seu objetivo é informar e explanar a quem lê opiniões através da exposição de um assunto ou tema. Nele, não há a intenção de convencer o leitor, somente expor conhecimentos e ideias.
É importante que a transmissão do assunto seja abordado de forma objetiva, com coesão, de forma que o texto seja compreendido pelo maior número possível de leitores. Esse tipo de texto geralmente é visto em livros, aulas, enciclopédias, textos científicos, textos que explicitem a propagação de conhecimentos em múltiplos meios de comunicação, como internet, jornais, revistas, etc.
Divisão do Texto Dissertativo
A estrutura do texto dissertativo é fragmentada em introdução, desenvolvimento e conclusão. Porém, mais importante do que seguir uma estrutura rigorosa, é a emissão de ideias corretas e bem organizadas sobre um determinado tema.
Introdução
Um bom começo de texto dissertativo incentiva no leitor a vontade de continuar lendo o assunto. É na introdução que se define o assunto central que será proferido, e é nesse momento que o autor deve manifestar ao leitor que seu texto merece atenção.
Vale salientar que a Introdução é a parte mais importante do texto, visto que deve conter as informações que logo serão desenvolvidas.
A introdução pode apresentar:
- Afirmação geral sobre o assunto;
- Consideração do tipo histórico-filosófico;
- Citação;
- Comparação;
- Uma ou mais perguntas.
Desenvolvimento
No desenvolvimento é feita uma explicação detalhada e objetiva do tema
, para que haja uma exploração de todas as suas vertentes e de todos os aspectos principais e secundários relativos ao assunto, através de opiniões, dados, estatísticas, fatos e exemplos sobre o tema, com o objetivo de que a ideia central seja explanada com domínio.
Na dissertação a persuasão aparece de forma explícita.
Conclusão
Na conclusão sucede a reiteração do tema proposto, onde é feito o resumo do que foi exposto. Esse momento da conclusão também pode ser chamado de nova tese por ser o fechamento das ideias, e principalmente da inserção de um ponto de vista.
Ficou alguma dúvida e quer saber mais? Acesse o vídeo:
Tipos de Dissertação
Têm-se dois tipos de dissertação: Dissertação Argumentativa e a Dissertação Expositiva.
Texto Dissertativo Argumentativo
O texto dissertativo argumentativo tem a intenção de persuadir e convencer
, de forma que leve o leitor a consentir com a ideia apresentada. Uma opinião crítica é feita acerca de um assunto, e para isso é preciso que seja defendida uma tese sobre esse tema por meio de argumentação, baseada em fatos verídicos e dados concretos.
Estrutura do texto Dissertativo Argumentativo
A exposição e defesa do assunto se dá através da estrutura do texto, normalmente dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução: Na introdução se faz a exposição de um assunto e de um argumento que será defendido sobre esse tema. Depois da identificação de um problema dentro do contexto do assunto, é apresentada a tese de forma clara e objetiva, importante seja bem definida e delimitada.
Desenvolvimento: É no desenvolvimento que é apresentado os diversos argumentos que dão suporte à tese. Os argumentos podem ser apresentados baseado nas consequências do problema, nos seus aspectos positivos e negativos. O importante é que se utilize, sempre, uma linguagem coesa e objetiva.
Os argumentos devem seguir uma sequência lógica
. Pode-se, por exemplo, ter um argumento principal e argumentos que dão apoio ou mesmo vários argumentos fortes. O que deve existir é a coerência e conexão entre eles, de forma que sejam objetivos e detalhados.
Os múltiplos argumentos devem ser pautados com exemplos que sejam válidos, tornando-os indiscutíveis, como:
fatos confirmados;
- conhecimentos em concordância;
dados estatísticos;
- estudos e pesquisas;
- citações de autores conhecidos;
- depoimentos de personalidades conceituadas;
- referências históricas;
fatores socioculturais e econômicos.
Algumas dessas estratégias fortalecem os argumentos, atribuindo importância, lógica, confiabilidade e veracidade. Dessa forma, quem lê reflete acerca do que foi exposto, além de obrigatoriamente concordar com os argumentos, sem dar espaço para rebater.
O uso de uma linguagem formal, de repetições, de ironia, de exclamações, são alguns recursos que podem ser usados para deter a atenção do leitor e convencê-lo do que está sendo defendido diante do tema.
Conclusão: Na conclusão o autor do texto reafirma sua tese inicial, defendida pelos argumentos expostos ao longo do desenvolvimento. Ele pode apresentar possíveis soluções ou propostas de intervenção. A conclusão é um desfecho natural, no qual o pensamento do leitor foi direcionado durante a apresentação dos argumentos.
Exemplo de Texto Dissertativo Argumentativo
“Todos os homens são intelectuais – pode-se dizer, mas nem todos os homens têm na sociedade a função de intelectuais. Não se pode separar o homo faber do homo sapiens. Todo homem, fora de sua profissão, exerce alguma atividade intelectual, é um “filósofo”, um artista, um homem de gosto, participa de uma concepção de mundo, tem uma linha de conduta moral: contribui para manter ou para modificar uma concepção do mundo, isto é, para suscitar novos modos de pensar”.
Antonio Gramsci, filósofo italiano (1891-1937)
Texto Dissertativo Expositivo
O texto dissertativo expositivo, diferente do argumentativo, não tem interesse em convencer o leitor. Tem como finalidade informar e esclarecer o leitor através da exposição de um determinado assunto ou tema, contando sua história, para que serve, em que contexto aquilo ocorreu. É uma análise objetiva dos fatos.
O texto dissertativo expositivo possui algumas características, dentre elas:
uso da linguagem direta e clara;
- fácil entendimento para as pessoas;
- apresentação de uma boa quantidade de informação sobre um determinado assunto;
- detalhe acerca de conceitos e definições;
- explicação de características detalhadas sobre o assunto;
uso de enumerações, comparações e diferença para elucidar os conceitos.
- apresentação de exemplos de acordo com o assunto.
Esse tipo de texto é dividido da seguinte forma:
Introdução: Na introdução, como na maioria dos textos, é apresentado o tema que será exposto, contextualizando de uma forma mais geral no qual o tema se encontra inserido. É nesse parágrafo que é feita a definição do objetivo do texto.
Desenvolvimento: No desenvolvimento é importante detalhar o assunto, explorando de forma objetiva, colocando todas as perspectivas possíveis diante do tema.
Conclusão: A conclusão é a reafirmação do tema, uma espécie de síntese dos conteúdos mencionados.
Exemplo de Texto Dissertativo Expositivo:
“Esta manhã, uma senhora de 80 anos foi atingida na cabeça por um galho de árvore e caiu desacordada. Ela tinha acabado de sair de casa para comprar pão quando foi surpreendida pelo golpe. Segundo vizinhos, a árvore não apresentava perigo, mas, devido à forte ventania ocorrida na noite anterior, o galho se soltou próximo ao tronco. Após ser socorrida e medicada, a senhora recebeu alta e passa bem.”
Fonte: Oficina de Escrita