O sistema cardiovascular ou sistema circulatório, além de ser o responsável pela circulação do sangue, tem a função de transportar oxigênio e outros nutrientes para as células, músculos e órgãos do corpo do seres vivos.
Ele é formado pelo sangue, coração, que é a bomba propulsora, e pelos vasos sanguíneos, que são as vias de transporte. É o sistema cardiovascular que garante o bom funcionamento do organismo, mantendo as células em condições adequadas para realizar suas funções.
Além disso, esse sistema também é responsável pela eliminação de dióxido de carbono do corpo, uma vez que ele se comunica com os demais tecidos através do sangue.
Componentes do sistema cardiovascular
Para compreender melhor a função do sistema cardiovascular, é necessário conhecer as características e funções de cada um dos seus componentes.
Coração
O coração está localizado entre os pulmões, na caixa torácica, e é o principal órgão do sistema cardiovascular.
Ele impulsiona o sangue através de dois movimentos: sístole (contração) e diástole (relaxamento), assumindo desse jeito o papel de bombeador do sangue.
No coração, existem quatro cavidades: o átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior, e o ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior. No seu lado esquerdo, ele bombeia sangue arterial (com oxigênio) para o corpo, enquanto que do seu lado direito ele bombeia o sangue venoso (com gás carbônico) para os pulmões.
O sangue que entra nos átrios e ventrículos são bombeados com a ajuda de duas válvulas: a válvula tricúspide, que impede o refluxo do sangue do átrio direito para o ventrículo direito, e a válvula mitral, que evita a passagem de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Assim, um átrio não se comunica com o outro.
Além deles, o coração é constituído pelas seguintes camadas:
- Pericárdio:
uma membrana que reveste o coração externamente
. Ela propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando os seus movimentos ininterruptos; - Endocárdio: é uma membrana que
reveste a superfície interna do coração
; - Miocárdio: localizado entre o endocárdio e o pericárdio, esse músculo é
responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração.
Sangue
É por meio da corrente sanguínea que o oxigênio e nutrientes chegam até as células e outros órgãos do corpo humano. Portanto, o sangue tem papel fundamental no sistema cardiovascular.
O sangue elimina as sobras das atividades celulares dos tecidos, como o gás carbônico produzido na respiração celular, além de conduzir os hormônios pelo organismo.
Vasos sanguíneos
Existem três tipos de vasos sanguíneos: as veias, as artérias e os vasos capilares. Eles são como tubos que realizam o transporte do sangue para as diversas partes do corpo. Conheça um pouco mais sobre cada um desses vasos.
Veias
As veias são vasos responsáveis por levar o sangue dos tecidos do corpo de volta para o coração. Em seu interior, a pressão do sangue é um pouco mais baixa, o que dificulta um pouco esse retorno, porém as veias são compostas por válvulas que fazem com que esse sangue sem retorne em direção ao coração.
Artérias
As artérias realizam o trabalho inverso das veias. Elas transportam o sangue do coração para outras partes do corpo
. Sua estrutura é mais espessa, formada por um tecido muscular bem elástico, que permite a contração e relaxamento das paredes a cada batimento cardíaco.
As artérias pulmonares transportam o sangue venoso (com gás carbônico) do coração para os pulmões, já a artéria aorta leva o sangue arterial (com gás oxigênio) do coração para os tecidos do corpo.
Além disso, elas se ramificam, formando as arteríolas, que se ramificam ainda mais e formam os capilares.
Vasos capilares
No sistema cardiovascular, os capilares são minúsculas ramificações de veias e artérias, compostas por uma camada de células em suas paredes, que fazem a troca de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico) entre elas e o sangue. Além disso, essas estruturas se conectam às veias para levar o sangue de volta ao coração
.
Tipos de circulação sanguínea
No sistema cardiovascular, o percurso realizado pelo sangue até os pulmões é chamado de circulação sanguínea. O trajeto consiste na passagem do sangue duas vezes pelo coração. Ele é chamado de circulação pulmonar (pequena) e circulação sistêmica (grande).
Circulação pulmonar: chamada de pequena circulação, no sistema cardiovascular, ela começa no ventrículo direito, de onde o sangue é bombeado para a rede capilar do coração e, após sofrer a hematose, o sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo, ou seja, é um tipo de circulação coração-pulmão-coração.
Circulação sistêmica: também chamada de grande circulação, nesse tipo, o sangue faz um trajeto do coração até as células do corpo e vice-versa. Assim, o sangue oxigenado ou arterial recebido dos pulmões se direciona do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.
Depois que o sangue passa pelo ventrículo esquerdo, ele corre em direção à artéria aorta, que é responsável por levar o sangue até os tecidos, onde ocorre novamente a troca de gases. Após essa troca, o sangue retorna pelas veias ao átrio direito. É uma circulação coração-tecido-coração.