Resumo de Geografia - Savanas

Savanas é um tipo de vegetação presente em regiões com latitudes médias e, normalmente, em locais de clima tropical com longos períodos de estiagem e solos pobres e ácidos. Os vegetais são formados por arbustos, gramíneas e árvores de pequeno porte.

As savanas podem ser localizadas em quase todo Planeta Terra: no continente africano, americano e da Oceania.

Classificação das Savanas

Dependendo do clima e da vegetação que se desenvolvem, as savanas podem ser classificadas em cinco tipos:

Savanas Tropicais e Subtropicais: essas savanas recebem a influência do clima subtropical e tropical, e possuem duas estações do ano bem definidas, uma seca e a outra úmida. No verão, durante o período de seca, que predomina na região, as temperaturas são extremante altas.

Savanas Temperadas: por causa do clima temperado que apresentam verões úmidos e invernos frios e secos, as savanas temperadas podem ser localizadas em regiões com médias latitudes, por exemplo, na América do Norte e na Austrália.

Savanas Mediterrâneas: essa savana é influenciada pelo clima mediterrâneo. Elas são marcantes em locais de latitudes médias e em regiões semiáridas, cujo solo é pobre em nutrientes.

Savanas Montanhosas: como diz o próprio nome, esse tipo de savana se concentra em regiões montanhosas e com altas latitudes, isto é, em zonas com baixas temperaturas.

Fauna

É possível encontrar várias espécies de animais na savana. Na africana, por exemplo, as principais espécies de animais são: leão, elefante, girafa e búfalo. Conheça um pouco mais desses animais:

Leão

O leão é um dos animais mais conhecidos do mundo. Os machos passam longas horas dormindo, enquanto as fêmeas se dedicam à caça de alimentos. Esse animal está sendo ameaçado de extinção.

Os leões são grandes inimigos das hienas e lutam entre si pela presa.

Elefante                       

O elefante é uma espécie ameaçada de extinção por causa do comércio de suas presas. Mas, ainda é possível encontrá-los na África.

O elefante é um dos animais mais inofensivos da savana africana. No entanto, ao se sentirem ameaçados podem reagir com movimentos bruscos, que na maioria das vezes são fatais para o ser humano.

Girafa

Esse é o animal mais alto da savana. A girafa é um bicho natural da África e sua categoria possui nove subespécies. Elas podem ser encontradas no continente, desde a África do Sul até o Chade.

Búfalo

Esse é um dos animais mais temidos da savana africana. Os búfalos são muito valentes. Por isso, é um animal muito respeitado pela população nativa.

Flora

Grande parte da flora é formada por grama, capim e ervas. Algumas árvores que surgem na vegetação merecem destaque, entre elas estão: acácia, baobá, árvores-garrafa, eucalipto, etc.

Em determinadas savanas grande parte dos arbustos crescem em grupos isolados, entre áreas abertas de solo vermelho. Assim que as plantas amadurecem, as folhas de tornam duras e ásperas.

No período mais seco mudam para a cor amarelada ou marrom. Durante a estação chuvosa ficam verdes e crescem rapidamente.

Savanas Brasileiras e Savanas Africanas

Brasil

No Brasil a savana é chamada de Cerrado.Esse ecossistema é considerado o segundo maior bioma brasileiro em tamanho e a mais ricodo mundo em biodiversidade.

No país, compreende os estados do  Amapá, Maranhão, Piauí, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Estado do Mato Grosso do Sul, Estado de Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e Bahia.

Ele fica localizado em três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul – Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata – o que acaba favorecendo sua diversidade.

O clima que predomina é o tropical sazonal marcado por um clima quente com períodos chuvosos e de seca.

Grande parte da vegetação do cerrado é parecida com a de savana, com árvores baixas, esparsas, troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas; gramíneas e arbustos.

África

A Savana mais conhecida da África é a de Serengueti. Essa savana é habitat de animais de grande porte e um pouco diferente das demais espalhadas pelo mundo.

O Serengati é um grande ecossistema que se estende da África Oriental, desde o norte da Tanzânia, até ao sudoeste do Quénia, abrangendo uma área de cerca de 40.000 km².

Esse bioma deu origem ao Parque Nacional de Serengeti, na Tanzânia, enquanto no Quénia se constituiu a Reserva Nacional de Maasai Mara. Através desses dois abrigos naturais foi possível preservar a savana.

No Serengeti a paisagem é formada por árvores de copa achatada, principalmente acácias, que se adequem bem ao solo pobre e às características climáticas do local.

O safári é uma atividade muito comum na região.

Curiosidades

  • Existe uma grande biodiversidade na savana;
  • Os elefantes são os maiores mamíferos terrestres;
  • Serengeti é a savana mais famosa do mundo;
  • Existe savana fora da África;
  • O cerrado é considerado a savana brasileira.
Voltar

Questões