Resumo de Geografia - Rússia

A Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial. Fica metade na Europa e na Ásia, mas é considerado um país europeu. Era o principal país da URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas também chamada de União Soviética.

O território da Rússia são 17 075 400 km², para melhorar o entendimento, esse tamanho equivale a quase o dobro do Brasil, que já é um país grande.

Um país frio, famoso pelas bebidas, como a vodka, por exemplo, e pelo histórico político. A Rússia é cheia de singularidades, uma cultura diferente e com uma longa história.

Informações gerais da Rússia

  • Capital – Moscou;
  • Presidente – Valdimir Putin;
  • Primeiro Ministro – Dmitri Medvedev;
  • Presidente do Soviete da Federação* – Valentina Matvienko ( a Duma e o Soviete da Federação, ou Conselho da Federação, formam uma espécie de Assembleia Legislativa da Rússia.);
  • Presidente da Duma – Serguei Naryshkim;
  • Independente da URSS – Desde 25 de dezembro de 1991;
  • Países que fazem fronteira – Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Bielorrússia, Polónia, Ucrânia, Geórgia, Abecásia (de facto), Ossétia do Sul (de facto), Azerbaijão, Cazaquistão, República Popular da China, Mongólia e Coreia do Norte;
  • Moeda – Rublo;
  • Língua oficial – Russo;
  • Clima – Continental e polar.

Geografia da Rússia

A Rússia está bem próxima do Polo Norte, por isso é tão frio. Por conta da forma da Terra, acaba estando próxima aos Estados Unidos pela região do Alasca.

Clima

A proximidade da Rússia com o Polo Norte leva a região da Sibéria a ser extremamente fria, chegando a -50 ºC no inverno, ou até menos. No sul é mais quente, predomina os 25 ºC, mas pode acontecer de chegar aos – 8 ºC em campos e estepes.

O verão geralmente é tranquilo, mas cada região tem uma temperatura predominante. Apesar do frio no norte ser intenso, em outras parte já houve calor superior a 45 ºC.

O clima russo varia de acordo com cada região, tal como o Brasil, que é conhecido por ser muito quente, mas tem regiões, no sul, onde há geadas no inverno. Isso se deve ao tamanho do país.

A Rússia possui os seguintes climas em sua geografia: clima subtropical, temperado, ártico e subártico. As estações são: inverno longo e nevoso, primavera temperada, verão curto e quente e outono chuvoso.

Relevo

A maior parte do território russo é plano com 3/4 formado por vales. O planalto mais elevado de lá é o monte Elburus, tem uma altitude de 5633 metros, é também o ponto mais elevado da Europa.

Hidrografia

Os rios mais famosos são: Neva, Ob, Ienissei, Volga, Don e Dniepre.

Os lagos são poucos, estão sempre no curso de algum outro rio, em um. Os mais conhecidos são: Ladoga, Onega e o Baikal.

37 mil km da extensão territorial da Rússia faz fronteira com os oceanos Ártico e Pacífico, além do mar Negro, Cáspio e a zona dos Bálcãs.

População

A população russa é de 141 927 297, sendo que a densidade demográfica é baixa, ou seja, as pessoas vivem espalhadas, isso é característico por conta do tamanho do país.

Existem diversas etnias dentro da Rússia. Entre elas pode-se destacar: russos, tártaros, ucranianos, basquírios, chuvaches, chechenos, armênios e outros.

Conheça as dez cidades mais povoada da Rússia:

  • Moscou
  • São Petersburgo
  • Novosibirsk
  • Ecaterimburgo
  • Níjni Novgorod
  • Samara
  • Omsk
  • Cheliabinsk
  • Rostov do Don

Línguas da Rússia

Os idiomas de lá variam com as regiões e as etnias. É um total de 100 línguas, mas o oficial é o russo.

O russo é uma língua eslava, que pertence ao grupo das línguas indo-europeias. É uma das três restantes do grupo das línguas eslavas orientais, sendo os outros o bielorrusso e o ucraniano.

A URSS

No século XX, a Rússia era comandada pelo czar Nicolau II. Após a Primeira Guerra Mundial seu comando ficou enfraquecido, e o grupo dos Bolcheviques – socialistas revolucionários começou a se rebelar. Lenin, líder dos bolcheviques, cabeceava a luta pela queda da monarquia russa.

Após algumas brigas com os monarcas e outro grupo político chamado de Mencheviques, em 1922 surgiu a URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, com a união dos países: Rússia, Ucrânia, Bielorússia, Transcaucásia e as repúblicas da Ásia Central.

Apesar de Lenin ser um nome forte, o mais conhecido e mais conhecido foi seu sucessor Josef Stalin. Quando ele se tornou líder, pôs em prática uma política de terror, deportando e expurgando qualquer inimigo.

Com a política socialista ditatorial, Stalin foi quem derrotou Hitler, quando o ditador alemão tentou invadir a URSS em 1945, dando fim a Segunda Guerra Mundial.

Veja mais sobre a URSS:

O muro de Berlim e a Guerra Fria

Um ícone da Guerra Fria foi o Muro de Berlim, que dividia a Alemanha, e de certa maneira o mundo, em capitalista e comunista.

Parte do mundo era influenciada pelos Estados Unidos e outra parte pela URSS. Capitalismo e comunismo duelavam ideologicamente sendo liderados pelas grandes potências políticas.

A URSS, depois da morte de Stalin e seu governo sangrento, declinou. Em 1991 a Rússia ficou livre da União. Isso depois do fim da Guerra Fria, da corrida armamentista e corrida espacial.

Voltar

Questões